Gesture-Cube: esqueça telas sensíveis ao toque

2 min de leitura
Imagem de: Gesture-Cube: esqueça telas sensíveis ao toque

Quem achava que o touchscreen seria o apogeu da tecnologia de controle computacional, não esperava que algo tão avançado quanto o Gesture Cube pudesse ser criado ainda no início deste século dominado pelos tablets, smartphones e e-readers.

O nome do produto já dá dicas do que é o cubo tecnológico, mas não explica suas funcionalidades, que não são poucas. O Gesture Cube é um aparelho multimídia que substitui a necessidade de uma série de outros eletrônicos, como microssystems, porta-retratos digitais e alguns netbooks mais simples.

Fruto de uma parceria entre a empresa de design LUNAR Europe, a desenvolvedora ZINOSIGN e a empresa de tecnologia IDENT, o cubo é ainda um conceito do que pode vir a fazer parte das casas de muitos usuários em um futuro próximo, mas por enquanto ainda está apenas disponível nas telas dos computadores.

Comandos por gestos

O aparelho não utiliza teclas para controle, nem possui um controle remoto. O Gesture Cube dispensa os toques em todas as suas cinco telas, pois todos os comandos são feitos através de gestos próximo às faces do cubo, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:

Com alto-falante integrado, o Gesture Cube pode ser carregado com áudio digital e então reproduzir várias músicas com boa qualidade. O som emitido deve ser reconhecido como som ambiente, logo, o aparelho não é indicado para “festas de arromba”. Ainda não foram divulgadas informações sobre os formatos de áudio aceitos pelo eletrônico.

Reprodutor  multimídiaCom o Gesture Cube também é possível visualizar fotos e criar álbuns digitais para serem compartilhados com amigos, através do sistema de sincronização com smartphones. Outra funcionalidade do produto é o suporte para mensageiros instantâneos, que podem ser acessados diretamente na interface do cubo.

Por ser compatível com uma série de widgets, o eletrônico possui acesso a vários serviços online, como indicadores de tempo e clima, além de outros que ainda não foram divulgados. Espera-se que a desenvolvedora divulgue kits para produção de widgets num futuro próximo, para permitir a expansão da gama de softwares para o Gesture Cube.

Como já foi dito, o Gesture Cube é apenas um conceito, ou seja, não é possível encontrá-lo nem nas melhores lojas do ramo, pelo menos por enquanto. Caso o produto venha a ser distribuído comercialmente, estima-se que ele demore a fazer parte do cotidiano dos usuários, principalmente pelo elevado custo na produção.

E você, usuário. O que pensa sobre essa nova forma de controle? Imagina que em alguns anos isso poderá se estender aos computadores ou será mais uma tecnologia abandonada por falta de investimentos?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.