Entenda como a Síria desligou a internet

1 min de leitura
Imagem de: Entenda como a Síria desligou a internet
Avatar do autor

Todas as conexões foram desligadas simultaneamente (Fonte da imagem: Reprodução/CloudFlare)

Matthew Prince, CEO da CloudFlare publicou um texto no final da semana passada mostrando investigações sobre todos os detalhes do desligamento da internet na Síria. A empresa de segurança na internet coletou todos os dados desde o momento da queda da rede.

Enquanto informações oficiais atribuem a culpa a um corte de cabos feito por grupos terroristas, os relatórios mostram situações completamente diferentes. Para Prince, o corte de cabos parece uma situação “bem improvável”.

Ele explica que toda a conectividade foi interrompida, não apenas de uma região. O provedor exclusivo de todo o país é a Instituição de Telecomunicações da Síria e, quando ocorreu o corte, as rotas de BGP para IPs sírios foram retiradas simultaneamente de todos os provedores da Síria.

Com isso, as redes ficaram incapazes de rotear dados para servidores sírios, gerando o corte total de internet no país. Prince ainda explica que a Síria tem quatro cabos conectando o país ao resto da rede, sendo que três deles são submarinos e apenas um é terrestre, passando pela Turquia.

Para que o corte total ocorresse por ataques como o governo sírio sugeriu, seria necessário cortar os quatro cabos exatamente no mesmo segundo, o que é praticamente impossível. No vídeo abaixo, você pode visualizar o momento exato do corte. Prince garante que as redes que aparecem logo após o corte são anomalias, sendo que já foi comprovada a falta de atividade nelas no momento do desligamento.

Matthew Prince finaliza dizendo que a Síria possivelmente tem poucos roteadores, todos controlados por um provedor estatal, e a maneira sistemática da retirada das redes aponta para um corte feito por meio de configurações destes roteadores, mas não por qualquer falha física.

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Entenda como a Síria desligou a internet