Síria torna-se o primeiro país a ficar 100% fora da internet

1 min de leitura
Imagem de: Síria torna-se o primeiro país a ficar 100% fora da internet

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Hoje (29), perto de 8h26 (horário de Brasília), todos os cidadãos da Síria se depararam com um problema bem grave. Toda a conectividade do país foi interrompida, pois todos os 84 blocos de endereçamento IP do país ficaram fora do ar. 100% das redes de internet fixas e também a grande maioria dos serviços de acesso móvel — incluindo redes de telefonia celular, segundo o Seattle Times — sofreram com a queda.

No momento da publicação desta notícia (12h55), cerca de 8% das redes sírias já estavam voltando ao funcionamento, mas ainda com muita instabilidade. Ativistas sírios contaram ao site Edmonton Journal que a única forma de se comunicar no país é por telefones celulares que utilizam ligação direta com satélites.

Ainda não há confirmação sobre os reais motivos para o bloqueio total da internet no país, mas vários órgãos da imprensa internacional especulam que isso seja um modo de o governo sírio impedir que informações sobre conflitos entre ativistas e forças armadas cheguem ao resto do mundo. Vale lembrar que algo parecido já havia acontecido em julho deste ano.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.