O tradicional concurso iPhone Photography Awards (IPPAWARDS) anunciou na última quarta-feira (21) os vencedores da sua décima sétima edição. A premiação reconhece as melhores fotografias tiradas usando diferentes modelos e recursos do smartphone da Apple.
A imagem que ganhou na categoria principal é da norte-americana Eric Brooks. Usando um iPhone 15 Pro Max, ela fotografou um menino vendo um tanque de tubarões em um aquário localizado em Tampa, cidade do estado da Flórida.
Nossos vídeos em destaque
)
Já o prêmio de Fotógrafo do Ano ficou com Glen Wilbert, que capturou um momento de "congestionamento" de pessoas em uma aula de natação durante um curso de salva-vidas na Califórnia.
)
A grande maioria das imagens foi capturada com variantes da linha iPhone 15, mas há vencedores que usaram gerações anteriores do celular — incluindo do iPhone 11, lançado em 2019.
Concurso global tem brasileiro como destaque
O IPPAWARDS também separa vencedores por estilo ou temas. Neste ano, foram concedidos prêmios nas seguintes categorias: Abstrato, Animais, Arquitetura, Crianças, Paisagem Urbana, Paisagem Natural, Estilo de Vida, Natureza, Pessoas, Retrato, Objetos Inanimados, Viagem, Séries e Outros.
O Brasil tem um representante entre os vitoriosos: Daniel de Cerqueira, premiado com o primeiro lugar na categoria Crianças com a foto "No balanço da Infância", que mostra uma pessoa em uma rede em Búzios, no Rio de Janeiro.
)
Você pode conferir toda a lista de imagens vencedoras, incluindo quem ficou em segundo e terceiro lugar em cada uma das categorias clicando aqui.
Os participantes de qualquer parte do mundo podem cadastrar livremente as imagens no concurso, desde que feitas com iPhone e nunca antes publicadas profissionalmente — perfis em redes sociais pessoais não contam neste caso. É possível usar softwares de edição do iOS ou lentes compatíveis.
Sem relação com a Apple, a competição traz prêmios que incluem barras de ouro e platina, além de certificados. O próximo concurso já está com inscrições abertas para envio até 31 de março de 2025, com o pagamento de taxas por cada fotografia enviada para a competição.
)
)
)
)
)
)
)