menu
Logo TecMundo
Internet

X, ex-Twitter, libera o suporte para passkeys no app para Android

Quando habilitada, a função permite fazer login sem precisar de senha, verificando a identidade com mecanismos de autenticação nativos

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule16/08/2024, às 14:33

updateAtualizado em 16/08/2024, às 10:27

O X, antigo Twitter, finalmente lançou o suporte para passkeys no app para Android. A ferramenta permite acessar a própria conta sem precisar de senha, usando mecanismos de autenticação do celular.

Inaugurada no app para iOS em abril deste ano, as passkeys são a nova tendência para verificação de identidade para login. A ferramenta substitui as tradicionais senhas por uma integração íntima com meios de autenticação embarcados, tais como Face ID, biometria, PIN ou chave de segurança física.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Atualmente, as passkeys são implementadas gradativamente nos principais serviços na internet. Outras detentoras de plataformas famosas, tais como Apple, Google e Amazon, já adicionaram a ferramenta em seus ecossistemas.

O X, antigo Twitter, agora tem suporte para passkeys no Android.
O X, antigo Twitter, agora tem suporte para passkeys no Android.

No caso do X, a autenticação por chave de acesso é uma importante solução para a verificação de duas etapas por SMS. A função deixou de ser gratuita na plataforma no ano passado e, ainda que não seja muito eficiente em proteger o usuário, a decisão gerou estardalhaço nas redes sociais.

Assim como no iOS, as passkeys do X podem ser ativadas no menu "Sua conta" na barra de navegação. A função está escondida em "Configurações e privacidade" > "Segurança e acesso à conta" > "Segurança". A função está incluída entre as opções de proteção adicionais.

Assim como outras novidades do aplicativo, o recurso deve ser distribuído de forma gradativa para todo mundo. Se ainda não chegou ao seu aparelho, vale conferir se há downloads pendentes para o X na Play Store.