Qual a diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org?

4 min de leitura
Imagem de: Qual a diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org?
Imagem: GettyImages

O WordPress está entre os publicadores mais usados no mundo todo. Quem deseja criar uma página ou um site, encontra facilidade e boas ferramentas ao decidir por essa plataforma. Mas há duas versões do WordPress que é preciso escolher antes de começar a criar: o WordPress.com ou o WordPress.org.

Em dúvida sobre por qual das versões você deve optar? Confira a seguir um comparativo com tudo o que precisa saber, de forma a trazer segurança para tomar sua decisão.

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A principal diferença entre as duas versões vai envolver o perfil dos usuários para os quais elas se destinam. Vejamos a seguir as especificidades dos modelos .com e .org.

WordPress.com

Esta é a versão gratuita da plataforma WordPress, e é mais indicada para quem está começando a ter alguma intimidade com a produção de sites e blogs. Você não paga nada pelo seu login e ainda consegue criar e atualizar seu site a partir de ferramentas bastante interessantes. Também tem a possibilidade de personalizar vários elementos deles, incluindo o tema.

Contudo, não há muitas opções para escolher dentro do cardápio gratuito. Não é possível também fazer uso de um domínio personalizado (ou seja, seu site sempre vai ficar com o endereço wordpress.com) e não é permitido comercializar anúncios sem que você atinja um limite mínimo de 25 mil visitas por mês.

Outra limitação é que você não consegue instalar plugins (módulos ou programas de computador que adicionam novas funções ao site), nem personalizar o seu tema. Você também corre o risco de o tema gratuito de sua escolha ser descontinuado pelo WordPress e ter que mudá-lo quando menos espera.

Na versão WordPress.com, você ainda tem menos autonomia quanto aos conteúdos colocados na sua plataforma. O WordPress se reserva o direito de, a qualquer momento, achar que você violou os termos da empresa e derrubar o seu site ou blog.

WordPress.org

Já o WordPress.org é a versão profissional da plataforma WordPress. Para ela, a empresa reserva os principais recursos que estão disponíveis para seus clientes. É possível criar sites, portais, portfólios, lojas e outros tipos de plataformas, contando com a presença de suporte para certificado e os plugins necessários para executar operações de e-commerce.

A personalização é completa: é possível alterar totalmente o visual do site a seu gosto, além de modificar o código se quiser. Nessa versão, também ficam disponíveis várias ferramentas de análise e rastreamento, o que é muito útil para os negócios, pois você consegue ter informações mais completas sobre a audiência que acessa o seu site.

Um possível ponto negativo é que, para usar o WordPress.org, você precisa contratar um serviço de hospedagem que fará com que você tenha um domínio próprio e personalizado (por exemplo, um site .com ou .com.br). Na prática, isso significa um custo mensal a mais.

Por ser uma ferramenta profissional, o WordPress.Org oferta menos recursos automáticos aos usuários. Ou seja, é preciso ter mais domínio da ferramenta para lidar com aspectos referentes às atualizações e outros elementos importantes.

Vantagens do WordPress.com

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Para quem está iniciando na área de criação de sites (se, por exemplo, é o primeiro blog que você está criando), o WordPress.com é uma escolha segura e vantajosa. Ele é muito simples para lidar e tem funções suficientes para quem está conhecendo.

Na hora de personalizar o seu site, o WordPress.com oferta dezenas de temas gratuitos. Também traz recursos de segurança que são interessantes para quem não tem tanto a perder no caso de pane no sistema.

Caso você queira adicionar plugins no seu site (o que, para muita gente, é um dos melhores aspectos do Wordpress), você pode optar pelo plano Business, passando a pagar um valor por mês. A parte boa é que toda a ferramenta foca na usabilidade, tornando-se fácil de ser explorada.

Vantagens do WordPress.org

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Já o WordPress.org é muito vantajoso para quem já tem mais experiência na produção do próprio site. Algumas de suas características podem ser úteis nesse caso. Entre elas, está o fato de que a plataforma tem código aberto, dando total controle ao usuário para o usuário personalizar o que quiser.

Por conta do painel de controle intuitivo, também é possível ir adaptando tudo o que for necessário. Além disso, o WordPress.org oferece milhares de temas e plugins à sua escolha.

Ao assinar esse serviço, você também começa a participar da comunidade do WordPress, que costuma ser muito colaborativa, auxiliando nas suas dúvidas mais específicas. Ou seja, o mais provável é que você sempre encontre respostas quando se deparar com alguma dificuldade.

Qual das duas plataformas é a melhor?

(Fonte: GettyImages(Fonte: GettyImagesFonte:  GettyImages 

Tendo todas essas informações em mãos, vamos então à principal dúvida: qual das duas opções de plataforma é a mais recomendada para você? A resposta a essa pergunta diz respeito ao uso que se pretende fazer do site.

Isso porque o WordPress.com tem algumas limitações que podem torná-lo desinteressante para quem está buscando criar uma página mais profissional. Ainda assim, se você está iniciando pela primeira vez nessa área, pode ser que ele seja excelente como uma porta de entrada até você ter estofo para criar sites mais sofisticados.

Por outro lado, o WordPress.org traz muito mais elementos que ajudam no caso da formatação de um negócio. Você consegue, por exemplo, lidar com recursos avançados de SEO, o que significa que pode planejar melhor seu site no intuito de que ele seja bem ranqueado no Google.

Uma possível desvantagem (que é relativa) é que o WordPress.org vai exigir a contratação de um serviço de hospedagem. Contudo, os planos não costumam ser caros, e por isso pode ser mais recomendável partir para esse plano caso você queira alavancar o seu negócios.

Em resumo, pode-se dizer que a diferença entre os dois é a quantidade de recursos disponíveis e os usos que você pretende fazer da sua página. Tendo essas questões em mente, você tem tudo para tomar a melhor decisão.

Curte conteúdos sobre o mundo da tecnologia? Siga acompanhando nossos materiais do TecMundo para aprimorar as suas habilidades pessoais e profissionais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.