Site em WordPress: tudo que você precisa saber para criar o seu

6 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Site em WordPress: tudo que você precisa saber para criar o seu
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Estar presente na internet é imprescindível para o sucesso das empresas. A presença digital das marcas, e a percepção do público sobre ela, é uma preocupação cada vez maior de empresários e empreendedores, por isso muitos querem saber como criar um site em Wordpress.

Seja por dúvidas ou desconhecimento, algumas pessoas acreditam que o processo é complicado ou que não conseguiriam fazer isso sem ajuda técnica, mas esse é um grande mito.

Uma plataforma de gerenciamento de conteúdo (Content Management System - CMS) faz com que o processo seja fácil. É possível criar lojas virtuais com plugins e recursos que possibilitam uma maior geração de receita. Além disso, você coloca sua marca no mapa cibernético de grandes buscadores, como o Google, fazendo com que os consumidores e possíveis clientes encontrem você e aquele produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Neste texto, vamos explicar como você pode criar seu site de forma simples e prática. No final da leitura, você estará apto a fazer a sua página no CMS mais usado atualmente: o WordPress. Reserve 10 minutinhos do seu dia e veja como é fácil utilizar a plataforma.

Ah, e você também poderá aproveitar todos os benefícios e vantagens do cupom Hostinger para que seu site esteja aliado a uma das maiores e melhores empresas de hospedagem do mundo. Com o cupom você ganha até 90% off em hospedagens anuais + extra de 15%, #ficaadica.

Como escolher o domínio de sites?

É importante escolher bem o domínio do seu site porque esse nome estará vinculado ao seu negócio e levará as pessoas até a sua marca. Quer entender na prática? 

Pense nos sites que já visitou de três grandes marcas. Pode ser de qualquer segmento. Pensou? Sabe o que eles têm em comum? Domínios fáceis de serem lembrados pelo consumidor ou usuário, que geralmente utilizam só a própria marca, para que sejam simples de serem memorizados e encontrados nas pesquisas nos buscadores. 

Por exemplo: imagine que o Marcos tenha uma loja de suplementos alimentares e ele resolva adotar como domínio "www.lojinhadesuplementosdomarcos.com.br". Seria um desastre porque, além de ser difícil de lembrar, o risco do usuário digitar errado é muito grande. 

Em vez disso, o Marcos resolveu criar uma marca própria, pensou em um nome que possui sinergia com o negócio e o domínio final ficou assim: www.suplementa.com.br. A possibilidade de erros seria bem menor e de memorização, muito maior. 

Por isso, é importante refletir sobre o domínio. Ele estará atrelado à sua marca e será um dos principais contatos digitais do seu cliente com a sua loja on-line. O domínio é como se fosse o DNA do seu comércio eletrônico. Tudo começa com ele.

O registro do domínio e a escolha da melhor hospedagem de sites

Além de escolher o domínio ideal é preciso registrá-lo para evitar que outra pessoa tenha a mesma ideia que você, registre antes e você precise trocar de nome. 

O processo de registro de domínio fica ainda mais simples quando você escolhe a melhor hospedagem de sites como aliada.

A Hostinger recebeu o selo RA1000 de excelência em atendimento pelo Reclame Aqui e foi eleita a melhor empresa de hospedagem de sites do Brasil por votação popular no B2B Awards. Além disso, a plataforma permite o registro de um domínio com várias extensões diferentes, como: .online, o .xyz ou o .store. ou extensões mais conhecidas, como .com.br e .com. Os domínios são gratuitos em qualquer plano anual e nos planos mensais os custos são reduzidos e ficam entre R$ 4,99 e R$ 39,99 ao ano. 

A segurança é outro ponto fundamental. Anualmente, o Brasil sofre bilhões de ataques cibernéticos. Na Hostinger, você conta com servidores que possuem módulos de segurança avançados (como mod_security do Apache, Suhosin PHP ou proteção PHP open_basedir) que garantem um alto nível de proteção tanto para o usuário quanto para o proprietário da loja on-line.

Aproveite para ler um outro artigo em que explicamos porque é mais seguro ter um site do que ter uma loja em redes sociais.

Como instalar WordPress?

Instalar o WordPress é tão simples quanto um clique no seu mouse. A instalação pode ser manual ou automática. Caso opte pela instalação manual, siga o passo a passo abaixo:

  • acesse o site wordpress.org 

  • baixe o instalador na sua máquina

  • acesse o painel de controle do seu serviço de hospedagem

  • procure o gerenciador de arquivos

  • encontre a pasta a pasta public_html

  • faça o upload do instalador zipado nessa pasta

  • faça a extração dos arquivos

  • tenha uma base de dados com o cPanel ou phpMyAdmin

  • finalize a instalação

Se preferir a instalação automática e tiver a hospedagem na Hostinger, o processo é ainda mais simples:

  • acesse o dashboard e clique no botão Auto Instalador

  • clique no ícone do Wordpress

  • digite os detalhes necessários:

* URL - domínio registrado por você;

* idioma;

* usuário; 

* senha;

* e-mail;

* título do site - título que você quer que seja exibido na página;

* tagline do site - um slogan ou descrição curta sobre o que é o site.

Temas para WordPress: qual aparência o seu site vai ter

Quando a gente fala de sites, a gente fala necessariamente de design. Se você não é um designer e não entende nada sobre isso, fique tranquilo porque o WordPress foi feito justamente para facilitar a vida de quem não domina esse universo.

A plataforma disponibiliza vários layouts com designs arrojados e sofisticados para vários tipos de negócio diferentes. Basta passear pelas opções disponíveis na galeria de temas e escolher o que você considera mais adequado.

Existem centenas de temas gratuitos. Você decide qual quer usar. A forma de adicionar o tema é bem intuitiva: 

  • clique em "Adicionar novo"

  • escolha o tema desejado

  • mova o cursor em direção a ele, clicando no botão "Instalar"

Tudo bem simples e fácil.

O que são e como adicionar plugins para WordPress?

Com o WordPress é possível adicionar e instalar plugins que melhoram o desempenho do seu site em vários sentidos. 

Por exemplo, com o plugin Yoast SEO, você recebe informações importantes sobre como otimizar seu site para que ele tenha mais chance de aparecer no Google e outros buscadores. 

Existem plugins de segurança, de configurações e até de carregamento mais ágil. Vale a pena investir um tempo para entender a funcionalidade de cada um deles e compreender se são importantes para a sua página. 

Instalar um plugin é muito prático:

  • na seção "Plugins" do WordPress, clique em "Adicionar Novo"

  • busque o plugin digitando o nome ou uma palavra relacionada a ele no buscador

  • ao encontrar o plugin desejado, clique no botão "Instalar Agora"

  • caso já tenha o plugin baixado, clique em "Enviar Plugin"

  • depois, clique em "Escolher Arquivo"

  • selecione o arquivo do plugin no seu computador

  • aperte "Instalar Agora"

  • ative o plugin após o processo de instalação

Como manter seu site atualizado automaticamente?

O WordPress possui um plugin chamado Automatic Updater. Ele consegue identificar as atualizações disponíveis em tempo real, logo quando já são lançadas, iniciando, assim, o processo de instalação.

Manter os plugins atualizados é uma forma importante de também garantir a segurança e a eficiência do seu site. No entanto, vale lembrar que o Automatic Updater só conseguirá exercer seu papel quando você tiver um serviço de hospedagem contratado. 

Já escrevemos um artigo sobre atualização automática no WordPress, aproveite para saber mais.

Por que escolher a Hostinger como seu serviço de hospedagem?

Você já entendeu que um serviço de hospedagem é uma parte muito importante no processo de criação de sites, não é? E já sabe que o da Hostinger foi eleito o melhor do Brasil numa votação popular, mas, além disso, a plataforma facilita a redução do tempo de carregamento dos sites e melhora a experiência geral dos usuários, por causa da CPU de alta velocidade que garante uma quantidade de RAM com os servidores localizados ao redor do mundo. A Hostinger também é totalmente gerenciada e você recebe suporte especializado todos os dias e horas da semana. Enquanto você foca os seus esforços no seu negócio, a Hostinger cuida de qualquer problema técnico.

Vale lembrar, ainda, que o serviço é otimizado para o WordPress, tem um painel de controle amigável e servidores para hospedagem de sites e Cloud no Brasil, o que ajuda na performance. Além de domínio e SSL grátis, mais 30 dias de garantia de reembolso. 

Aproveite tudo isso com descontos especiais, use nosso cupom Hostinger!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.