Quem é Lola Beltrán? Cantora é destaque no Google Doodle de hoje (7)

1 min de leitura
Imagem de: Quem é Lola Beltrán? Cantora é destaque no Google Doodle de hoje (7)
Imagem: Google

A cantora e atriz mexicana Lola Beltrán, uma das artistas mais celebradas do país, é a homenageada do Doodle do Google desta quinta-feira (7). A data marca o que seria o aniversário de 92 anos de Lola.

O Doodle traz Lola cantando e usando um de seus vestuários mais tradicionais — com vestidos elegantes, flores e joias. Ao clicar no banner da página inicial do Google, o usuário é redirecionado para uma página de resultados com mais informações sobre a artista.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A carreira de sucesso de Lola Beltrán

Lola Beltrán nasceu em Sinaloa, uma região violenta do México, e cresceu em um bairro operário.

Ela era fã do coral da igreja e começou a se interessar pelo assunto ainda mais quando se mudou para a capital Cidade do México — a mãe já era uma cantora em busca de oportunidades.

Lola se apresentando ao lado de mariachis na década de 1950.Lola se apresentando ao lado de mariachis na década de 1950.Fonte:  Wikimedia Commons/WorthPoint 

A jovem começou trabalhando como secretária em uma emissora de rádio, mas logo conseguiu um emprego de cantora e apresentadora. Além de covers, ela também atuou com compositores para contar histórias do que ela sabia melhor: a vida de trabalhadores mexicanos, com seus dramas e desafios.

Os maiores sucessos de Lola incluem músicas como Cucurrucucu Paloma e Cielito Lindo, além de vários outros clássicos dos gêneros musicais Ranchera e Huapango, que englobam todo um conjunto de estilos regionais.

Lola é considerada a primeira cantora de música Ranchera a se apresentar em locais de renome ao redor do mundo — incluindo o tradicional Palacio de Bellas Artes no México e casas de espetáculo na Rússia.

Ela também participou de uma série de filmes, a maioria deles de sucesso no México e sem distribuição internacional. Uma de suas canções, entretanto, foi imortalizada pelo diretor espanhol Pedro Almodóvar: a balada Soy infeliz, da comédia Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, lançada em 1988.

A cantora faleceu em 1996, aos 64 anos, em decorrência de uma embolia pulmonar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.