Como fazer compartilhamento de dados de forma segura?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como fazer compartilhamento de dados de forma segura?

O compartilhamento de informações ainda gera dúvidas em diversas empresas. Mesmo em uma planilha com dados, sejam eles diversos ou sensíveis, é preciso ter cuidado na hora de dividir com outras pessoas, a fim de garantir o sigilo e integridade das informações.

A parte boa: dá para fazer isso de maneira segura com conhecimento e as ferramentas corretas.

Homem no notebookO compartilhamento de dados é uma realidade para diversas empresas, mas é preciso cuidado nessa ação. (Fonte: Dell/Reprodução)

Cuidados a serem tomados no compartilhamento de dados

Um levantamento divulgado pela Verizon no último ano revelou que 83% das ações que exploram falhas de segurança são motivadas por fatores externos. Em muitos casos, o principal intuito dos criminosos é tentar obter alguma vantagem financeira com esse movimento.

Para não ser vítima desses ataques, é preciso que as empresas sigam algumas regras no que diz respeito à segurança de dados. Afinal, pessoas que desejam explorar as vulnerabilidades presentes na rede estarão atentas às oportunidades de tirar vantagem.

Por conta disso, é preciso que as empresas recorram a profissionais que as ajudem a manter a segurança. Entre as recomendações comuns que estes podem indicar, estão:

Uso senhas

homens em escritórioCaso decida compartilhar um arquivo, protegê-lo com senha é uma saída mais que recomendada. (Fonte: Dell/Reprodução)

Sempre que possível, compartilhe dados e documentos utilizando pastas protegidas por códigos, preferencialmente criados por geradores de senhas. Dessa forma, dificilmente uma pessoa mal-intencionada conseguirá descobrir a combinação.

Arquivos com acesso temporário

Enviar links funcionais por tempo determinado também é uma forma de evitar que dados seguros fiquem expostos na rede por muitos dias. Caso essa URL expire, será necessário gerar um novo acesso.

Tenha ferramentas de segurança

Aposte em ferramentas capazes de garantir a sua segurança no ambiente online,  como o PowerProtect Data Manager e o Data Protection Suite, ambas oferecidas pela Dell.

Não esqueça o firewall

O firewall ainda funciona bem como uma barreira entre o seu computador e uma rede externa, bloqueando acessos indesejados. Por isso, deixe ele habilitado caso o seu sistema operacional ofereça suporte a um.

Ofereça acesso a um grupo restrito

Por fim, outra saída bastante funcional é adicionar os endereços de e-mail das pessoas que podem visualizar os dados de maneira manual. Essa, inclusive, ainda é uma das melhores formas de fazer compartilhamento de dados seguros.

homem com tabletLimitar o número de pessoas com acesso aos dados garante segurança no compartilhamento de dados. (Fonte: Dell/Reprodução)

Lembre-se: segurança sempre

A melhor saída para evitar qualquer dor de cabeça no ambiente online é sempre buscar formas de criar um ambiente de trabalho seguro. E, para pequenas e médias empresas, pensar nessas saídas é essencial para manter o bom funcionamento do negócio.

Ainda que falar sobre compartilhamento de dados seguro seja um tópico importante, é preciso pensar que a segurança de dados começa bem antes. Vale lembrar que não são apenas arquivos que estão sujeitos a vírus e malware, por isso a importância de ter uma estratégia sólida voltada para a proteção desde o início.

Aliás, não são apenas as pequenas e médias empresas que se encontram em risco. Segundo a Crowdstrike Holdings Inc., as ocorrências de sequestro de dados em grandes companhias aumentaram 51% até novembro de 2023. Em muitos casos os criminosos utilizam um vírus para obter dados (ataques conhecidos como ransomware), exigindo grandes quantias para liberar sistemas que foram feitos de reféns.

Para garantir que toda a infraestrutura esteja bem protegida, os profissionais de TI que darão suporte às empresas podem seguir as dicas a seguir:

  • Ao criar um projeto, seja ele um banco de dados ou a infraestrutura completa para uma empresa, fique atento à escolha de servidor. Ela é crucial para que tudo funcione de maneira correta, e uma das possibilidades é recorrer ao Dell PowerEdge em conjunto com os serviços da Microsoft, como o Microsoft System Center e o Windows Admin Center;
  • Pense no armazenamento de dados, especialmente em recursos aqueles que oferecem a vantagem e a escalabilidade de uso da nuvem como a Virtual Edge Platform. Essa opção é capaz de oferecer uma rede virtual segura, o que é essencial quando falamos sobre formas de compartilhamento de dados de maneira prática;
  • Tente estar sempre dois passos à frente e instrua seus clientes sobre a importância de recursos de recuperação cibernética. Com o apoio da Dell, usuários que desejam proteger dados Microsoft de ataques cibernéticos e ransomware podem usar um software de gerenciamento e automação de fácil implementação.

Para auxiliar os profissionais de TI a construírem arquiteturas cada vez mais seguras e instruírem seus clientes com as melhores práticas de proteção de dados, o Dell Expert Network, programa da empresa para estes profissionais, oferece suporte com especialistas na área, por meio de sessões online ao vivo ou um catálogo de treinamentos.

O programa ainda conta com outras vantagens, como auxílio em projetos complexos, certificado e ferramentas exclusivas.  Conheça as vantagens e inscreva-se para oferecer sempre o melhor para os seus clientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.