Streamer da Twitch registrou o início do terremoto que atingiu o Japão

1 min de leitura
Imagem de: Streamer da Twitch registrou o início do terremoto que atingiu o Japão

Shiori, uma streamer da Twitch, gravou o exato momento do início do terremoto que atingiu a província de Ishikawa, no Japão, na segunda-feira (1º). O abalo sísmico, que teve magnitude de 7,6, ocorreu por volta das 16h no horário local (4 da manhã no Brasil), e já registrou 48 mortes de acordo com um relato recente do governo japonês.

De acordo com dados de GPS analisados pela Autoridade de Informação Geoespacial do Japão (GSI), o tremor foi tão forte que deslocou a terra na região de Noto, perto do epicentro, para até 1,3 metro para oeste.

A streamer da Twitch, Shiori, conseguiu registrar o início do terremotoA streamer da Twitch, Shiori, conseguiu registrar o início do terremotoFonte:  Shiori_Japan1/Twitch/Reprodução 

Ishikawa, que está localizada em Honshu, principal ilha do Japão, teve edifícios e estradas danificadas, o que levou o país a emitir um alerta de tsunami, suspenso na manhã desta terça-feira (2).

Shiori, que estava transmitindo ao vivo direto da cidade de Niigata, a cerca de quatro horas de distância do epicentro, recebeu um alerta de terremoto em seu celular. “Oh meu Deus, é grande!” — disse a streamer. “Eu tenho que ir lá fora!”, exclamou enquanto as paredes tremiam.

O resgate às vítimas do terremoto

Logo após os primeiros alertas, milhares de militares, bombeiros e policiais foram enviados rapidamente para a península de Noto, a área mais prejudicada. “A busca e resgate das pessoas afetadas pelo terremoto é uma batalha contra o tempo”, afirmou o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, durante uma reunião de emergência sobre desastres.

Na casa de Shiori, o momento de terror durou cerca de dois minutos. Logo depois, a streamer retornou, acalmando os telespectadores. “Pessoal, estamos bem, todos estão vivos”, disse ela. “Mas acabamos de ter um enorme – nível seis? – então vamos nos preparar para a evacuação agora mesmo”, disse.

Enquanto isso, o aplicativo de prevenção de desastres do Japão na plataforma X — NERV — foi impedido de postar detalhes da situação, o que poderia ajudar milhares de pessoas, por ter atingido o limite da API do site, pois sua assinatura é “básica”.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.