7 tendências do Edge Computing para 2024

4 min de leitura
Imagem de: 7 tendências do Edge Computing para 2024
Imagem: GettyImages

O termo "Edge Computing" está se tornando uma constante nas conversas sobre o futuro da tecnologia. Enquanto a computação em nuvem trouxe eficiência e escalabilidade, o Edge Computing está levando a computação para mais perto das fontes de dados, proporcionando benefícios significativos para o nosso cotidiano.

Conheça as sete principais tendências do Edge Computing para 2024 que vão ampliar as oportunidades para a Internet das Coisas (IoT), entendendo como cada uma dessas mudanças está prestes a remodelar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos conectamos. Confira abaixo!

1) Computação em tempo real

A demanda por respostas instantâneas está impulsionando o desenvolvimento de soluções de Edge Computing capazes de realizar análises complexas, sem esperar pela nuvem, e fornecer resultados em tempo real.

Para você, isso se traduz em experiências mais fluidas e menos tempo de espera. Isso é crucial para aplicações como carros autônomos, realidade aumentada e automação industrial.

2) Integração com 5G

Com a expansão das redes 5G, o Edge Computing ganha uma nova dimensão. A alta largura de banda e a baixa latência do 5G facilitarão a transferência rápida de dados entre dispositivos e pontos de processamento próximos, proporcionando uma experiência de usuário mais rápida e confiável.

Por enquanto, o 5G está disponível no Brasil nas capitais e mais 184 cidades.Por enquanto, o 5G está disponível no Brasil nas capitais e mais 184 cidades.Fonte:  GettyImages 

Imagine assistir a um vídeo em 4K sem buffering? Downloads instantâneos, videochamadas sem atrasos e uma navegação na internet mais rápida podem se tornar a norma a partir de 2024.

3) Edge AI (Inteligência Artificial no Edge)

A integração da Inteligência Artificial no Edge Computing é uma tendência que promete revolucionar a maneira como os dispositivos IoT (Internet das Coisas) processam informações.

Ter algoritmos de aprendizado de máquina executados diretamente em dispositivos Edge aumenta a eficiência e reduz a necessidade de enviar grandes quantidades de dados para a nuvem.

Seu assistente virtual, por exemplo, poderia entender melhor suas preferências sem enviar todos os seus dados para um servidor remoto. No dia a dia, isso significa uma IA mais inteligente e personalizada!

4) Segurança no Edge

À medida que mais dados sensíveis são processados no Edge, a segurança torna-se uma preocupação crítica. Soluções como a criptografia ponta a ponta, autenticação de dispositivos e monitoramento em tempo real estão se tornando padrão para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados.

Com a segurança no Edge Computing, os dados são processados mais perto de onde são gerados, o que significa menos exposição a possíveis ameaças durante a transferência para a nuvem.

Para empresas, isso traduz uma camada extra de proteção, garantindo que suas informações confidenciais permaneçam seguras.

5) Edge-to-Cloud Orchestration

A orquestração eficiente entre o Edge e a nuvem vem para garantir a coesão nos ecossistemas de computação distribuída com ferramentas de gerenciamento avançadas para otimizar o fluxo de dados.

Até 2027, o Gartner prevê que 60% das equipes de infraestrutura de data center terão competências em automação e nuvem.Até 2027, o Gartner prevê que 60% das equipes de infraestrutura de data center terão competências em automação e nuvem.Fonte:  GettyImages 

Pareceu complicado enxergar isso no seu cotidiano? Pense assim: você trabalha em um documento na sua casa e, ao sair, continua de onde parou no seu dispositivo móvel, sem esforço.

Isso é orquestração do Edge para a nuvem. É a ideia de tornar a transição de dados entre o Edge e a nuvem tão suave quanto possível, proporcionando uma experiência de usuário mais consistente.

6) Edge para Edge Connectivity

Soluções que capacitam a conectividade entre dispositivos Edge, permitindo a colaboração eficiente, são essenciais para casos de uso que exigem ação coordenada em tempo real.

Um exemplo mais prático está nos seus dispositivos Edge, como uma câmera de segurança que pode se comunicar diretamente com seu termostato inteligente para otimizar a segurança da casa. Essa conectividade direta significa uma colaboração mais eficiente entre dispositivos, tornando sua vida mais conectada e integrada.

Edge Computing traz o poder de processamento mais próximo dos dispositivos IoT.Edge Computing traz o poder de processamento mais próximo dos dispositivos IoT.Fonte:  GettyImages 

7) Sustentabilidade no Edge

A sustentabilidade não poderia ficar de fora dessa lista. Com a crescente consciência ambiental, a busca por soluções ecoeficientes no Edge Computing está em ascensão.

Estratégias que otimizam o consumo de energia e minimizam a pegada de carbono estão se tornando uma prioridade para as empresas que buscam equilibrar inovação com responsabilidade ambiental.

A tendência é criar dispositivos cada vez mais "amigos do ambiente" e o Edge Computing está dando uma força para que essa caminhada aconteça de forma acelerada. Uma tecnologia mais verde e responsável!

À medida que nos aproximamos de 2024, as tendências do Edge Computing estão delineando um futuro promissor para empresas, serviços e pessoas. Essas inovações não apenas impulsionarão a eficiência e a velocidade na forma como processamos dados, mas também abrirão portas para novas aplicações e casos de uso eficientes na Internet das Coisas.

Fique atento às oportunidades e desafios emergentes que o Edge Computing e a Inteligência Artificial trazem para a próxima era da tecnologia. Para saber mais, confira o artigo sobre as a chave para acelerar a inovação e a tranformação digital no TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.