Como saber quem está usando sua rede WiFi

2 min de leitura
Imagem de: Como saber quem está usando sua rede WiFi

No ambiente de trabalho ou em casa, é bastante importante saber quem está conectado a seu WiFi. Em uma conexão residencial, por exemplo, ter controle e realizar um monitoramento da rede é uma forma de saber se outras pessoas estão usando seu sinal sem autorização. Enquanto isso, no ambiente corporativo, permite gerenciar as ações dos usuários e impor limites no consumo da internet.

Para facilitar sua vida, apresentaremos ferramentas úteis para ajudar a identificar quem está acessando seu WiFi e, em alguns casos, até monitorar as atividades que estão sendo executadas na rede.

Wireshark (Windows/macOS/Linux)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Wireshark é um software gratuito que permite verificar quais pessoas estão utilizando a rede WiFi. Com ele, é possível monitorar o número de usuários ou dispositivos conectados, identificar endereços de IP e outras informações relevantes.

Wireless Network Watcher (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Exclusivo para Windows, Wireless Network Watcher é outra ferramenta grátis que possibilita acompanhar quem acessa seu WiFi. É possível observar os dispositivos conectados à rede, encontrar o endereço de IP e saber o tempo de conexão.

Bandwich On Linux

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Como o próprio nome diz, é uma ferramenta exclusiva para usuários de Linux. Disponível no GitHub, o Bandwich tem os mesmos recursos dos exemplos anteriores, mas não tem uma interface amigável, o que pode confundir as pessoas.

GlassWire (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Além de monitorar quem está acessando a conexão WiFi, o GlassWire apresenta alguns recursos extras, como criar um "firewall personalizado", acompanhar as atividades da rede e detectar a presença de spywares. A ferramenta cria um histórico com todos os dispositivos conectados à rede; contudo, após os 7 dias de avaliação gratuita, certas funcionalidades ficam disponíveis apenas na versão Pro, que custa US$ 39 e só pode ser instalada em um PC.

Acessando o roteador como administrador

Essa é uma opção para pessoas com experiência na área de informática e que estão acostumadas com as configurações de roteadores, por isso não é considerada um método simples para ter acesso às informações sobre os dispositivos conectados ao WiFi.

Independentemente do modelo (D-Link, TP-Link), é importante ter o manual do aparelho para auxiliar nessa ação, pois ele apresenta os caminhos para o painel de controle do roteador, no qual há a indicação de "dispositivos conectados" ou "lista de dispositivos" com as informações sobre quem está acessando a rede.

É importante destacar, mais uma vez, que essa não é uma opção recomendada para pessoas leigas. Isso porque, mesmo que não intencionalmente, podem alterar alguma configuração essencial do aparelho.

Essas são algumas das ferramentas e opções simples para quem deseja monitorar o acesso ao Wi-Fi. Sem dúvidas, elas podem ser bem importantes para controlar a rede tanto em casa quanto no trabalho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.