Usuários poderiam passar quase 40 horas lendo políticas de privacidade de sites

1 min de leitura
Imagem de: Usuários poderiam passar quase 40 horas lendo políticas de privacidade de sites
Imagem: NordVPN

A NordVPN divulgou no último domingo (22) um relatório que mostra que os usuários gastariam cerca de 8 horas para ler por completo as políticas de privacidade dos sites mais visitados no Brasil.

O relatório avaliou os 20 sites mais populares de 19 países e notou que é fácil ignorar esse tipo de texto, em especial porque eles são longos e complicados na forma de escrita, apesar de bastante importantes porque trata do uso que essas páginas podem fazer dos seus dados pessoais.

Caso alguém decida conferir com calma e atenção esses documentos dos diferentes sites que alguém visita ao mês (uma média de 96 sites), o tempo gasto seria de 39,5 horas, período equivalente a aproximadamente uma semana de expediente.

O Brasil está no meio do ranking no estudo sobre termos de privacidade.O Brasil está no meio do ranking no estudo sobre termos de privacidade.Fonte:  NordVPN 

Os dados colocam Brasil em nono lugar do ranking — a Coreia do Sul é o país com termos de privacidade mais rápidos de serem lidos, o que exigiria "apenas" 31,4 horas no mês. Na outra ponta está a Alemanha, com 70,5 horas.

Além disso, a política de privacidade média no Brasil consiste em 5.880 palavras, o que exige cerca de meia hora de leitura sem parar — sendo que algumas plataformas de peso ficam bem acima desse valor, como a Meta, dona de serviços como Facebook e Instagram, com 19.434 palavras.

Em termos de facilidade em entender o documento, os serviços X (antigo Twitter), Mercado Livre e Pinterest foram elogiados pela compreensão do texto, enquanto sites de notícias, a Netflix, a Wikipédia e sites de conteúdo adulto apresentam baixa legibilidade desses termos.

Os rankings completos dos países avaliados e todas as conclusões do relatório podem ser conferidos neste link.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.