YouTubers que violarem regras poderão fazer ‘curso de reciclagem’; entenda

2 min de leitura
Imagem de: YouTubers que violarem regras poderão fazer ‘curso de reciclagem’; entenda
Imagem: FilippoBacci/Getty Images

O YouTube anunciou o lançamento de cursos educacionais para criadores que violarem as políticas da plataforma. Desta forma, um youtuber poderá optar por fazer o curso para aprender mais sobre como funcionam as regras do site.

A atualização das diretrizes da comunidade foi divulgada hoje (29) no blog oficial do YouTube. De acordo com a empresa do Google, a nova ferramenta será importante para diminuir os casos de violações das políticas. Além disso, a companhia afirma que a ferramenta poderá reduzir o número de penalizações (strikes), que podem atrapalhar financeiramente os creators.

A opção do curso de formação educacional aparecerá para criadores que receberem um alerta. Anunciado em 2019, o alerta é enviado para pessoas que infringiram pela primeira vez as regras do YouTube e funciona como um aviso antes dos strikes.

Segundo o YouTube, o curso educacional fornecerá “novas maneiras para os criadores entenderem como podem evitar o upload de conteúdo que viole nossas políticas”. Ao fazer as aulas, o youtuber terá o alerta removido, desde que ele não viole a mesma política por 90 dias.

“Acreditamos que esta atualização ajudará a grande maioria dos criadores que se esforçam para produzir conteúdo que esteja em conformidade com as nossas diretrizes da comunidade e ajudará a manter o YouTube uma plataforma segura e responsável para todos”, diz trecho do texto divulgado pela marca.

Grade curricular

O “curso de reciclagem” do YouTube abordará tópicos específicos que violam as políticas do site. A plataforma exemplificou o caso de um suposto youtuber que publicar um vídeo falando sobre educação sexual.

Se a pessoa não contextualizar direito o que está sendo dito, o vídeo será removido e o creator poderá participar do curso que foca em ensinar especificamente sobre as políticas de nudez e conteúdo sexual.

Após a conclusão do curso, o criador de conteúdo:

  • Que não cometer a mesma violação de política por 90 dias terá o aviso removido de seu canal;
  • Que violar a mesma política antes de atingir a marca de 90 dias terá seu vídeo removido e um aviso será aplicado ao canal;
  • Que violar a mesma política após 90 dias, terá o vídeo removido e o YouTube emitirá outro aviso. O criador terá a opção de realizar um novo curso de formação.

Regras permanecem

O YouTube salientou que os infratores reincidentes não poderão fazer os cursos. A plataforma esclareceu que as diretrizes da comunidade não foram alteradas e que conteúdos que violam as regras continuarão sendo removidos.

Quem receber três avisos em um período de 90 dias continuará sujeito a ter o canal excluído do YouTube.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.