YouTube Music libera letras em tempo real para todos os usuários

1 min de leitura
Imagem de: YouTube Music libera letras em tempo real para todos os usuários
Imagem: Getty Images/Reprodução

O YouTube Music liberou o recurso de letras em tempo real para todos os usuários, ampliando o acesso à ferramenta que foi lançada de forma restrita em abril. Como destacou o 9to5Google na quinta-feira (24), a novidade já pode ser conferida na versão mais recente do app para Android e iOS.

Diferente da letra estática, oferecida pelo streaming há um bom tempo, esta opção apresenta a letra em sincronia com a música, fazendo a modificação automaticamente à medida em que a faixa é reproduzida. É uma boa alternativa para quem gosta de cantar junto com a sua banda favorita.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A função está disponível na aba “Letra”, na área inferior da tela principal do app. Ao tocar nela enquanto a música é reproduzida, a letra completa da canção surge em uma tonalidade cinza claro, enquanto o trecho em execução aparece destacado em branco, facilitando a sua identificação.

O trecho cantado no momento aparece em destaque.O trecho cantado no momento aparece em destaque.Fonte:  9to5Google/Reprodução 

O plano de fundo tem uma versão desfocada da capa do álbum como base, variando a tonalidade conforme o disco, e há um ícone de nota musical indicando a parte instrumental antes do início da letra. Assim como no Spotify, Apple Music e outros serviços concorrentes, o YouTube Music permite retroceder ou avançar a reprodução tocando em qualquer trecho da letra.

Tem para todas as músicas?

Neste momento inicial de expansão da função de letras ao vivo no YouTube Music, é importante destacar que nem todas as músicas contam com a nova opção. Para aquelas em que não há o recurso, as letras estáticas seguem disponíveis, como já acontecia anteriormente.

Outro detalhe é que o “modo karaokê” funciona apenas na versão mais atualizada do app. Por conta disso, verifique se você tem o YouTube Music 6.15 no Android ou o YouTube Music 6.16 no iOS para ter acesso ao recurso — caso contrário, faça o update na loja oficial do seu dispositivo.

Por ora, a funcionalidade não está disponível na versão web do streaming de áudio do Google, ficando restrita ao aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.