Fim do cadeado do Chrome: como saber se um site é seguro?

1 min de leitura
Imagem de: Fim do cadeado do Chrome: como saber se um site é seguro?
Imagem: GettyImages

No início de maio, o Google anunciou que iria remover o cadeado do Chrome da barra de endereços, que indicava se um site era seguro ou não. Porém, com o lançamento da atualização 117 para o navegador, ele será trocado por outro sistema mais neutro.

Porém, como saber se um site ainda é seguro? A empresa de hospedagem HostGator fez uma lista de dicas que podem ser úteis para responder a essa dúvida! Confira alguns pontos a serem observados durante a navegação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1 - Cheque o endereço do site

A primeira dica importante é verificar o endereço do site visitado, especialmente se encontrar uma URL encurtada, pois muitos golpes de phishing utilizam esse mecanismo. A troca de caracteres também é algo bastante comum. Um exemplo prático: como saber se, no site "lojadojoao.com.br", a palavra "loja" está escrita com "l" ou "i" maiúsculo?

Se o endereço em questão já foi acessado antes, vale usar o autocompletar do navegador ou procurar pela própria página no Google.

2 - Pesquise a reputação da página

Se a página visitada é de uma loja, vale observar se ela está presente no Google Meu Negócio. Outra possibilidade é procurar pelo nome do site no Reclame Aqui.

"No próprio site do Reclame Aqui, pesquise a loja desejada e clique na opção ‘Ir para o Site’, possibilitando validar se o site é o correto e o mesmo que você clicou anteriormente", explica Igor de Andrade, especialista em segurança digital da HostGator.

3 - Observe os selos de segurança

Mesmo com o fim do cadeado do Chrome, há outro recurso que ajuda a indicar se um site é seguro: a presença dos selos de segurança.

Esses selos são geralmente encontrados no final das páginas e podem ajudar a comprovar a segurança de um site. Entre os exemplos, há o SSL (que ajuda a validar um domínio e realiza a transmissão de dados criptografados) e o SiteLock (para proteger a página contra ameaças e realizar verificações diárias contra malwares) como ferramentas de certificação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.