Google vai excluir contas inativas, mas não vídeos antigos do YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Google vai excluir contas inativas, mas não vídeos antigos do YouTube
Imagem: NordWood Themes/Unsplash

O Google anunciou, na última terça-feira (16), que vai deletar contas inativas há mais de dois anos. Houve bastante preocupação por parte dos usuários, com o possível sumiço de materiais antigos no YouTube, mas a big tech tratou de tranquilizar a todos, afirmando que os vídeos serão mantidos.

Ao responder Rene Ritchie, um criador de conteúdo, no Twitter, o Google esclareceu que "não tem planos de excluir contas com vídeos do YT [YouTube]". Em seguida, um porta-voz da empresa fez a mesma afirmação ao site 9to5Google.

Porém, uma publicação da companhia em seu blog deixa as coisas um pouco confusas. "Se uma Conta do Google não for usada ou conectada por pelo menos 2 anos, podemos excluir a conta e seu conteúdo, incluindo o conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos", diz o post.

Os vídeos no YouTube continuam gerando receita para o Google com os anúncios exibidos antes e durante a reprodução.Os vídeos no YouTube continuam gerando receita para o Google com os anúncios exibidos antes e durante a reprodução.Fonte:  Nik/Unsplash 

Quando as contas serão desativadas?

Entre os perfis inativos, o YouTube tem uma série de vídeos de artistas musicais aposentados ou que já faleceram. O Google ainda vai definir como isso vai acontecer. Por enquanto, há tempo para assistir aos conteúdos, já que a nova política de contas inativas só entra em vigor em dezembro deste ano.

Vale lembrar que os vídeos na plataforma têm uma "vida" diferente do resto dos serviços da gigante da tecnologia. A exibição de anúncios faz com que as publicações no YouTube gerem dinheiro, tanto para o criador como para o próprio Google, que acaba ficando com tudo quando não há mais ninguém por trás do canal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.