Google vai deletar todas as contas inativas há 2 anos

1 min de leitura
Imagem de: Google vai deletar todas as contas inativas há 2 anos
Imagem: Google/Reprodução

O Google anunciou, nesta terça-feira (16), que a partir de dezembro de 2023 vai começar a deletar contas com 2 anos ou mais sem uso. A exclusão afetará o Gmail (e outros serviços do Workspace como Docs, Drive, Meet e Agenda), YouTube e Google Fotos.

De acordo com a empresa, a nova política se aplicará apenas a contas pessoais e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas, ou contas com assinatura Google One.

A gigante de Mountain View defende que a medida tem como objetivo “ampliar a segurança na internet”. O Google afirma que contas abandonadas são vulneráveis e “podem ser usadas por agentes mal intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam”.

GooglePara manter a conta do Google ativa, é preciso pelo menos fazer login

A exclusão das contas será feita em fases, portanto, não será um processo instantâneo. Além de o apagamento das contas começar somente em dezembro de 2023, serão excluídas primeiras as contas que foram criadas e nunca mais usadas.

Os usuários serão notificados nos meses anteriores tanto no endereço de e-mail da conta do Google quanto via e-mail de recuperação.

Como manter a conta Google ativa?

O Google indicou o que pode ser feito para que os usuários não tenham suas contas finalizadas. Lembrando que só serão afetadas as contas que estão inativas – não tiveram nenhum login – nos últimos 2 anos.

Para manter o acesso aos serviços, é possível realizar as seguintes ações:

  • Ler ou enviar um e-mail;
  • Usar o Google Drive;
  • Assistir a um vídeo do YouTube;
  • Baixar um aplicativo na Google Play Store;
  • Usar a Busca do Google;
  • Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros;
  • No caso do Google Fotos, é preciso fazer login e ficar online no Google Fotos em dispositivos Android e iOS ou na Web, acessar a galeria armazenada em backup, compartilhar uma foto ou um vídeo e mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.