Duet AI no Google Cloud é um assistente para desenvolver apps sem códigos

2 min de leitura
Imagem de: Duet AI no Google Cloud é um assistente para desenvolver apps sem códigos
Imagem: Google/Divulgação

O Google anunciou na tarde desta quarta-feira, 10, sua nova investida no mundo da Inteligência Artificial generativa. Chamada de Duet AI, a ferramenta chega como uma “resposta” ao ChatGPT e outras soluções recentes do mercado para desenvolvedores.

A revelação foi feita durante o eventual anual Google I/O, e segundo a companhia de Mountain View, se trata de uma “IA colaborativa que vai fornecer ajuda para usuários com todos os níveis de habilidades diferentes onde eles precisarem”.

Google I/O

O Duet será integrado diretamente no Google Cloud, em uma tentativa de aprofundar a experiência dos consumidores na nuvem. A nova funcionalidade pretende seguir algumas diretrizes específicas, como o desenvolvimento em nuvem mais coeso e recomendações contextuais inteligentes para criar e operar aplicativos no serviço.

Neste caso, a empresa pré-treinou o Codey, um dos modelos mais básicos que alimentam o Duet AI. Dessa forma, pessoas e empresas poderão otimizar essa função para aprender e replicar as informações e tarefas necessárias a partir do seu próprio código base com o Vertex AI, a plataforma de machine learning do Google.

Para aqueles que trabalham com programação, desenvolvimento e engenharia de dados, o Duet AI terá um assistente de códigos. Essa opção vai dar sugestões de códigos em tempo real, gerar blocos de códigos funcionais, e ainda poderá identificar erros e vulnerabilidades nesse processo, além de recomendar correções pertinentes.

Essa função estará disponível para múltiplos serviços, como as Cloud Workstations e Cloud Shell Editor (através das extensões Cloud Code IDE para VSCode e JetBrains), e vai suportar diversas linguagens, incluindo Go, Java, Javascript, Python e SQL.

Outras novidades

Um chat de ajuda também é um dos destaques da IA generativa do Google. Essa aba de conversação com a Inteligência Artificial deve responder questões a respeito da própria nuvem ou do desenvolvimento específico de algum tópico.

Por exemplo, caso haja dúvidas sobre como usar uma determinada função, o chat irá detalhar isso de forma explicativa e fornecer informações estruturais sobre o projeto. Essa solução também terá vasta compatibilidade com inúmeras áreas do Google Cloud e ambientes de desenvolvimento integrados.

Google I/O

A terceira novidade fica por conta do Duet AI para AppSheet. Com isso será possível desenvolver aplicativos de forma inteligente, sem a necessidade de códigos. O usuário deverá apenas descrever as demandas para esse app no chat, e o Duet vai utilizar prompts de IA para tornar essa criação mais fácil e acessível.

Com toda a questão de segurança envolvendo o mundo da Inteligência Artificial, o Google afirma que os dados de sua nova ferramenta serão utilizados de forma responsável. Em comunicado, a empresa diz que "seus códigos e recomendações [do usuário] não serão reusados para nenhum modelo de aprendizado ou desenvolvimento. Isso vai assegurar a privacidade dos seus dados, e a integridade do espaço de conhecimento das IAs".

As funções iniciais do Duet AI para o Google Cloud já estão disponíveis hoje para um número limitado de usuários, e uma versão mais ampla será lançada em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.