Gmail começa a exibir mais anúncios e mudança irrita usuários

1 min de leitura
Imagem de: Gmail começa a exibir mais anúncios e mudança irrita usuários
Imagem: Stephen Phillips/Unsplash

Os usuários do Gmail se depararam com uma novidade não muito agradável. O Google agora exibe anúncios no meio das caixas de entrada do e-mail. As propagandas já apareciam, mas agora se misturam às mensagens, sem ficar apenas no topo.

A quantidade de anúncios também aumentou, tanto nos aplicativos para dispositivos móveis como na web. Felizmente, eles ainda não aparecem na caixa de entrada principal.

No celular, o Gmail agora tem propagandas no filtro "Atualizações", usado para receber as mensagens sobre promoções, cobranças e pedidos. Por muito tempo, ele foi o único sem anúncios, enquanto "Promoções" e "Social" já recebiam. Agora, são dois no topo.

Já no computador, as mensagens de anúncios aparecem misturadas pelas listas. Esses e-mails recebem um ícone verde ao lado ou o termo "Ad", para distinguir das mensagens reais.

Os anúncios no meio das caixas de mensagens aparecem tanto nos aplicativos móveis como na web.Os anúncios no meio das caixas de mensagens aparecem tanto nos aplicativos móveis como na web.Fonte:  Solen Feiyssa/Unsplash 

Mudança não agradou

Nas redes sociais, diversos usuários publicaram relatos, incomodados com a novidade. A conta oficial do Gmail deu algumas respostas e afirmou que "isso não soa bem", além de pedir um feedback.

O Google não esclareceu, porém, se a mudança vai afetar todos os usuários ou se há alguma configuração para o posicionamento das propagandas. Os anúncios são o meio da big tech manter alguns serviços gratuitos, como o próprio e-mail.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.