Snapdragon Satellite: como funciona a tecnologia via satélite para Android

4 min de leitura
Imagem de: Snapdragon Satellite: como funciona a tecnologia via satélite para Android
Imagem: Qualcomm/Divulgação

A Qualcomm, uma empresa americana de chips, anunciou no Mobile World Congress 2023 que está colaborando com fabricantes de smartphones Android para trazer comunicações por satélite para seu bolso com o Snapdragon Satellite. A solução é voltada para emergências e uso recreativo em locais remotos sem o sinal padrão de celular.

A comunicação por satélite é uma das principais novidades do iPhone 14, lançado no ano passado. Além da tecnologia da própria Apple, o chip X60 da Qualcomm equipa o smartphone com a função de conexão por sinal de internet vindo do espaço. No entanto, a tecnologia que equipará os dispositivos Android é mais avançada e considerada inédita pela empresa.

O que é Snapdragon Satellite?

Desde que não haja obstáculos físicos entre o dispositivo e o céu, a conexão é garantida mesmo em tempo nublado. (Fonte: Qualcomm/Divulgação)Desde que não haja obstáculos físicos entre o dispositivo e o céu, a conexão é garantida mesmo em tempo nublado. (Fonte: Qualcomm/Divulgação)Fonte:  Qualcomm/Divulgação 

O Snapdragon Satellite é uma solução de conectividade que utiliza comunicação via satélite para acesso à internet. A tecnologia propicia uma conexão de baixa potência e baixa latência resistente às condições climáticas adversas para uso emergencial ou recreativo em áreas remotas, como as zonas rurais, oceanos e desertos.

A função permitirá o envio mensagens bidirecionais de SMS, chat e outros aplicativos por meio de smartphones, computadores, tablets, carros, smartwatches, fone de ouvido VR/AR e dispositivos de internet das coisas (IoT) em qualquer lugar do planeta. A comunicação via satélite poderá ser usada de forma isolada ou melhorar o sinal WiFi ou 5G.

De acordo com a demonstração da tecnologia na Consumer Electronics Show 2023 (CES), não será necessário comprar um novo chip de número de celular para usar a comunicação via satélite. A Qualcomm deve fazer parcerias com operadoras telefônicas para tornar a tecnologia disponível, ainda no segundo semestre de 2023, na América do Norte e Europa.

Como funciona o Snapdragon Satellite?

A constelação de satélites do Snapdragon cobre até os polos. (Fonte: Iridium/Reprodução)A constelação de satélites do Snapdragon cobre até os polos. (Fonte: Iridium/Reprodução)Fonte:  Iridium/Reprodução 

O Snapdragon Satellite é um sistema que utiliza uma constelação de 66 satélites para fornecer serviços de conectividade global. Esses satélites são especialmente projetados para trabalhar em conjunto com os dispositivos móveis que utilizam a tecnologia Snapdragon, desenvolvida pela empresa Qualcomm.

Os satélites usam a tecnologia de comunicação baseada em banda L, uma frequência usada para navegação em GPS e radares meteorológicos que permite uma conectividade de baixa potência e baixa latência. O sistema funciona por meio de uma rede de satélites interconectados para proporcionar mais confiabilidade e resiliência.

Os dispositivos móveis são equipados com o chip Snapdragon 8 Gen 2, que contém antenas especiais para a comunicação com os satélites em órbita baixa (LEO), ou seja, de até 785 km de altura da superfície do planeta, garantindo uma conexão confiável e estável em áreas onde a cobertura de rede terrestre é limitada ou inexistente.

Qual a diferença da comunicação via satélite entre o Android e iPhone?

Não há diferença em termos de software para a comunicação via satélite do Android e do iPhone. Existem aplicativos disponíveis para ambos os sistemas operacionais, como o Garmin InReach, o SPOT X e o Iridium GO!, que permitem que os usuários se comuniquem com o mundo exterior em áreas remotas sem acesso à rede celular ou Wi-Fi.

No entanto, em termos de hardware, a maioria dos smartphones Android são equipados com processadores Snapdragon, que suportam o Qualcomm's X15 LTE modem, capaz de se comunicar com satélites de órbita baixa. Já os iPhones, por outro lado têm suporte limitado a satélites de comunicação em órbita geossíncrona.

Na prática, isso significa que a conexão do Snapdragon Satellite tem uma cobertura maior no globo terrestre e pode ser usado em chats e outras aplicações. Por outro lado, a conectividade via satélite do iPhone não funciona em latitudes altas, como no Norte do Canadá ou no Alasca, e oferece apenas o envio de uma mensagem de emergência do usuário para a base.

Quais telefones Android suportam o Snapdragon Satellite?

Atualmente, o Snapdragon Satellite é suportado por uma variedade de telefones Android, principalmente aqueles que são alimentados pelo processador Snapdragon 8 Gen 2. Alguns exemplos de dispositivos compatíveis com a tecnologia são:

  • Galaxy S23
  • Moto Edge 40 Pro
  • OnePlus 11 5G
  • Xiaomi 13 Series
  • Vivo X90 Pro+
  • Linha IQOO 11

É importante notar que, além de um processador Snapdragon compatível, os telefones também precisam ter um módulo de comunicação via satélite embutido para usar o Snapdragon Satellite, que pode não estar disponível ainda em alguns modelos oferecidos no Brasil.

Afinal, quanto vai custar a tecnologia do Snapdragon Satellite?

A Qualcomm diz que os serviços de emergência serão gratuitos ou terão uma taxa baixa. As operadoras de celular podem oferecer a comunicação por satélite como complemento às suas redes terrestres, permitindo que os usuários alternem entre o sinal de celular e o satélite quando estão em áreas sem cobertura telefônica. Mas isso por uma cobrança extra, é claro.

Achou o conteúdo esclarecedor? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de tudo que acontece no universo de tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.