Android 14 terá suporte para conexão de internet via satélite

2 min de leitura
Imagem de: Android 14 terá suporte para conexão de internet via satélite
Imagem: Shutterstock

O Android 14 deve ser lançado somente em 2023, mas uma das funcionalidades que estará presente na próxima geração do sistema operacional da Google foi revelada hoje (1º). Estamos falando do suporte à conexão via satélite, anunciado pelo vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas da big tech, Hiroshi Lockheimer.

Conforme o executivo, a companhia de Mountain View vai “apoiar seus parceiros na habilitação de tudo isso”, se referindo ao acordo entre a SpaceX e a T-Mobile. Em breve, os usuários da operadora nos Estados Unidos terão acesso ao sinal de internet fornecido por antenas instaladas nos satélites da Starlink.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Lockheimer explicou que esse tipo de conexão será diferente da experiência de usar a internet via 4G LTE ou as novas redes 5G, em relação à velocidade e tempo de interação, entre outras coisas. Inicialmente, os satélites deverão disponibilizar apenas de 2 Mbps a 4 Mbps de largura de banda para os celulares.

A velocidade reduzida deste tipo de conectividade também foi abordada pelo CEO da SpaceX Elon Musk na semana passada. Na ocasião, o bilionário confirmou que os carros da Tesla também terão acesso à internet via satélite, no ano que vem, garantindo a utilização de funções básicas em qualquer lugar do território americano.

Uso focado em situações de emergência

Assim como nos carros elétricos da montadora de Musk, a internet por satélite nos smartphones terá como foco o uso para situações de emergência, principalmente. O objetivo é acabar com as “zonas mortas”, locais em que a conexão fornecida pelas torres de celular não chega.

Segundo Musk, uma conexão do tipo, baseada nas velocidades reduzidas, é capaz de suportar de “1 mil a 2 mil chamadas de voz simultâneas ou centenas de milhares de mensagens de texto”. Além de SMS e MMS, a T-Mobile planeja incluir “mensageiros selecionados” no serviço via satélite que fornecerá aos clientes.

A conexão de emergência via satélite para celulares deve começar a ser disponibilizada pela operadora no final de 2023, com o lançamento da versão beta do serviço. Além do Android 14, o iOS também deverá oferecer o mesmo tipo de suporte, sem depender de uma rede móvel, a partir do iPhone 14.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.