Por que o nome Discord? Conheça a origem do nome e história da plataforma

2 min de leitura
Imagem de: Por que o nome Discord? Conheça a origem do nome e história da plataforma
Imagem: Discord/ Divulgação

Discord é um aplicativo de comunicação que possibilita a troca de mensagens de textos, além de conversas por voz, vídeo e a participação em comunidades sobre diversos assuntos, principalmente, jogos e programação.

Atualmente, a plataforma conta com 150 milhões de usuários ativos por mês e 19 milhões de servidores ativos por semana. Além disso, você pode usar o Discord pelo navegador web ou por meio do app para dispositivos móveis.  Mas qual é a história por trás dessa ferramenta e do seu nome? Veja a resposta neste post!

Como o Discord surgiu?

Os criadores do Discord queriam facilitar a formação de amizades entre gamers à distância, igual acontece presencialmenteOs criadores do Discord queriam facilitar a formação de amizades entre gamers à distância, igual acontece presencialmenteFonte:  Pexels/ Reprodução 

A história do Discord começa no ano de 2015 quando a empresa Hammer & Chisel, desenvolvedora de games, lançou uma ferramenta de comunicação para o jogo Fates Forever, considerado o primeiro MOBA (Arena de batalha multijogador online) para dispositivos móveis.

O sucesso foi tanto que os sócios, Jason Citron e Stan Vishnevskiy, decidiram mudar o foco do seu negócio da criação de jogos para o aperfeiçoamento do aplicativo de comunicação lançado, surgindo assim a Discord.inc.

Os fundadores afirmam que desde a infância sempre gostaram muito de videogames e das amizades que eram formadas enquanto jogavam. Por isso, queriam disponibilizar para a população um serviço que  incentivasse a conversa e a conexão entre as pessoas enquanto jogam à distância.

A pandemia da covid-19 e o Discord

Desde 2020, por causa da pandemia da covid-19, o público-alvo do Discord se expandiu, deixando de ser apenas os gamers ou desenvolvedores.

Nesse período, o aplicativo passou a ser bastante utilizado para conversas em geral e se mostrou uma ferramenta corporativa muito útil durante o isolamento social. Assim, a empresa decidiu se posicionar no mercado como uma plataforma de comunicação para todos.

Entretanto, a boa notícia é que isso não quer dizer que os jogos foram deixados de lado, por exemplo, existe a preocupação em possibilitar a integração entre o Discord e o PlayStation para melhorar a experiência dos jogadores.

Então, agora você já conhece a história do aplicativo, mas por que Discord? O que motivou a escolha desse nome? Confira!

Afinal, por que Discord?

O nome Discord significa "discórdia" e foi usado de forma irônica pelos fundadores do aplicativoO nome Discord significa "discórdia" e foi usado de forma irônica pelos fundadores do aplicativoFonte:  Pexels/ Reprodução 

O nome “Discord” foi escolhido porque a palavra de certa maneira lembra o ato de se comunicar, que é exatamente o objetivo do aplicativo: permitir a comunicação de forma simples e rápida.

Porém, o nome gera um pouco de curiosidade, já que o termo inglês “discord” significa “discórdia” ou “desacordo”, embora o significado tenha algo a ver com a fala, vai contra a proposta da plataforma que é unir pessoas mesmo à distância.

Mas a ideia dos fundadores foi exatamente essa, usar a ironia para chamar atenção e atrair usuários. Além disso, ao fazer a escolha, também consideraram que “Discord” é um nome fácil de ser pronunciado e de memorizar e, na época, estava com domínio disponível para registro.

Gostou de conhecer a história do Discord e origem do nome ? Se você costuma usar esse aplicativo, também vai gostar de saber que agora é possível ganhar dinheiro com o app. Quer saber mais? Aprenda como funciona o programa de monetização do Discord!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.