DuckDuckGo oferece respostas elaboradas por IA no motor de busca

1 min de leitura
Imagem de: DuckDuckGo oferece respostas elaboradas por IA no motor de busca

O DuckDuckGo incorporou inteligência artificial (IA) em seu mecanismo de busca com uma nova ferramenta chamada DuckAssist. Diferente do Novo Bing baseado no ChatGPT, a nova ferramenta extrai e resume informações apenas da Wikipedia, em uma tentativa de obter respostas mais precisas.

O DuckAssist é baseado em modelos de linguagem da OpenAI e Anthropic. No entanto, a DuckDuckGo afirma que manterá seu foco em privacidade e não compartilhará informações pessoais identificáveis com essas empresas.

A ideia é oferecer respostas mais precisas e completas, de forma rápida e sem precisar sair da página de busca. Além disso, a DuckDuckGo afirma que a nova funcionalidade é totalmente anônima e gratuita, sem a necessidade de se cadastrar para utilizá-la.

Por enquanto, o recurso está fase de testes apenas em inglês, nos navegadores da empresa para celulares e tablets e nas extensões dos browsers Firefox, Chrome e Safari. Se o piloto for bem-sucedido, a empresa planeja atualizar a fonte de informações e expandir o recurso para outras plataformas.

Precisão das informações

DuckDuckGo pretende melhorar ferramenta de IA a partir de feedback dos usuários. (Fonte: DuckDuckGo/Divulgação)DuckDuckGo pretende melhorar ferramenta de IA a partir de feedback dos usuários. (Fonte: DuckDuckGo/Divulgação)Fonte:  Insira a fonte 

A plataforma Wikipedia foi escolhida por apresentar informações relativamente confiáveis em uma variedade de assuntos. Um banco de dados reduzido pode ajudar que a IA tenha “alucinações” como foram relatadas no Novo Bing da Microsoft.

Embora o Wikipedia apresentam as fontes das informações de seus artigos, os dados apresentados pelo DuckAssist podem ser imprecisas porque a plataforma é alimentada de forma voluntária e seus textos podem estar desatualizados.

No entanto, a ferramenta ainda está em desenvolvimento. O DuckDuckGo espera que os usuários possam testar a nova funcionalidade e oferecer um feedback anônimo para o aprimoramento da tecnologia.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.