James Kaposztas, criador do primeiro AMV de anime do mundo, faleceu

2 min de leitura
Imagem de: James Kaposztas, criador do primeiro AMV de anime do mundo, faleceu
Imagem: AMV Filmmakers Association

Os famosos AMV (Anime Music Video) são populares há anos na internet entre os amantes das animações japonesas. O que poucos sabem é que o primeiro vídeo no estilo é bem mais antigo do que se imagina - foi criado em 1982 usando fitas de vídeo VHS mesmo, por James Kaposztas. E no último domingo foi confirmado o falecimento do criador deste conceito tão popular.

Michael Pinto, editor e co-fundador da Anime.com Inc e amigo pessoal de Kaposztas foi quem confirmou o acontecido em seu Twitter. Pinto celebra a criação do editor de vídeos, que ainda usou cópias de fitas de anime para criar seus primeiros AMV.

"Amado pelos seus amigos, Jim teve um papel central no apoio dos primeiros eventos de fãs de anime em NY e Filadélfia, era um dos primeiros cosplayers que se vestia como Capitão Avatar, de Star Blazers, e mais tarde se envolveu com a Otakon", descreve o amigo de Kaposztas em seu tweet.

O primeiro AMV do mundo, que você pode conferir abaixo, foi criado usando dois aparelhos de videocassete juntos, editando cenas de uma fita para outra para sincronizar o anime Space Battleship Yamato com a música All You Need Is Love, dos Beatles. Kaposztas fez todo o trabalho em 1982, quando tinha 21 anos de idade e estudava na faculdade.

Edição de vídeos se tornou algo tão simples atualmente que um dos aplicativos mais usados no mundo envolve o processo - o TikTok. Mas o processo que foi tão trabalhoso para Kaposztas nos anos 80 garantiu que ele transformasse seu amor em trabalho, como relata seu amigo Michael Pinto em outros tweets:

"O que me deixava orgulhoso de Jim é que ele pegou seu amor por anime e o transformou numa carreira profissional como um editor de vídeo por mais de duas décadas", disse Pinto. O post é acompanhado de um clipe de uma série documental sobre AMVs que traz uma entrevista com seu criador.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.