'Melhor comprar vacinas do que ir a Marte', afirma Bill Gates

1 min de leitura
Imagem de: 'Melhor comprar vacinas do que ir a Marte', afirma Bill Gates
Imagem: Unsplash/Reprodução

Financiar a compra de vacinas que podem salvar vidas ou investir sua fortuna tentando levar a humanidade até Marte? Para o cofundador da Microsoft Bill Gates, não há dúvida quanto à resposta: ele prefere usar seu dinheiro ajudando no desenvolvimento de imunizantes, em vez de se aventurar pelo espaço.

O comentário foi feito em entrevista à BBC, na quinta-feira (2), após o apresentador Amol Rajan citar outros magnatas da tecnologia que têm investido no setor espacial. Entre eles, estão o CEO da SpaceX Elon Musk, com seus planos de colonizar o Planeta Vermelho, e o fundador da Amazon Jeff Bezos e sua empresa de turismo espacial.

“Na verdade, é muito caro ir a Marte. Você pode comprar vacinas contra o sarampo e salvar vidas por US$ 1 mil”, declarou Bill Gates, referindo-se ao valor para cada vida salva com o imunizante, o equivalente a R$ 5,1 mil pela cotação atual. Para ele, isso já é o suficiente para deixar a viagem espacial de lado.

Robô Curiosity da NASA, em Marte.Robô Curiosity da NASA, em Marte.Fonte:  NASA/Divulgação 

Cabe lembrar que a Fundação Bill & Melinda Gates, criada pelo bilionário e a sua ex-esposa, destinou bilhões de dólares em pesquisa, desenvolvimento e distribuição de vacinas para países pobres. O empresário também é um grande entusiasta do imunizante contra covid-19, o que levou seu nome a ser envolvido em algumas teorias da conspiração.

Futuro filantropo?

O trabalho de filantropia realizado pelo antigo líder da gigante de Redmond foi outro assunto citado no bate-papo. Questionado se acredita que Elon Musk seguirá um caminho semelhante, Gates afirmou que sim: “acho que um dia ele será um grande filantropo”, respondeu.

Em outro momento, o entrevistado também falou sobre a inteligência artificial e o sucesso de ferramentas como o ChatGPT, que recebeu investimentos pesados da Microsoft. A respeito disso, ele declarou que a tecnologia vai transformar a humanidade de forma bastante “dramática”, ajudando a aprimorar questões médicas e científicas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.