MrBeast paga cirurgia para mil pessoas com deficiência visual

1 min de leitura
Imagem de: MrBeast paga cirurgia para mil pessoas com deficiência visual
Imagem: YouTube/MrBeast

O youtuber MrBeast, conhecido por se tornar em novembro passado o recordista individual de assinantes na plataforma de vídeos, pagou cirurgias de catarata para mil pessoas que eram funcionalmente cegas, mas não podiam pagar pelo procedimento. O vídeo divulgado no sábado (28) já atingiu 46 milhões de visualizações até agora.

Na publicação — divulgada no YouTube com o título “1000 cegos veem pela primeira vez” — o youtuber, cujo nome verdadeiro é Jimmy Donaldson, mostra imagens do antes e depois de pacientes enxergando de forma clara após a cirurgia.

Embora no Brasil a cirurgia para remoção de catarata seja oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na maioria dos países é um procedimento restrito a poucas pessoas. “Metade de todos os cegos do mundo são pessoas que precisam de uma cirurgia de 10 minutos”, afirma o médico Jeff Levenson, que operou os pacientes de Donaldson.

Quão brilhante o mundo é

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

O dr. Levenson, que coordenou por mais de 20 anos o programa “Gift of Sight" para populações carentes, disse à CNN que decidiu ajudar pessoas a terem acesso à cirurgia de catarata depois que fez a sua própria correção. Embora tenha ficado "surpreso com o quão brilhante, bonito e vívido o mundo é”, ele disse ter ficado "chocado" com a existência de 200 milhões de pessoas no mundo "cegas ou quase cegas" por não poderem pagar pela cirurgia.

Em setembro de 2022, Levenson foi contatado pela equipe de MrBeast, e operou, em um único dia (das 7h às 18h), 40 pacientes cadastrados em abrigos para sem-teto e clínicas gratuitas na área de Jacksonville. O oftalmologista também apresentou à equipe a organização sem fins lucrativos SEE International, do qual é diretor médico.

A organização humanitária, que fornece assistência oftalmológica no mundo inteiro, ajudou Donaldson no desafio de concluir mil cirurgias em cerca de três semanas, em diferentes países, como Jamaica, Honduras, Namíbia, México, Indonésia, Brasil, Vietnã e Quênia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.