Vídeo de cirurgia de catarata viraliza nas redes sociais; veja

4 min de leitura
Imagem de: Vídeo de cirurgia de catarata viraliza nas redes sociais; veja
Imagem: Shutterstock

O médico oftalmologista Fernando Drudi postou na sua página pessoal do Tiktok e do Instagram um vídeo mostrando o procedimento feito durante uma cirurgia de catarata e viralizou dentro da plataforma.

O que chamou a atenção foi a tecnologia utilizada no procedimento aplicado, chamada de facoemulsificação, que consiste no uso de uma sonda que quebra o cristalino opaco em pedaços menores que podem ser aspirados para fora do olho.

O conteúdo viralizou em pouco tempo e já chegou a 1 milhão de visualizações.

A catarata é uma doença que leva à opacidade de regiões dos olhos e, como consequência, a pessoa passa a enxergar como se tudo estivesse em uma névoa, com cores menos vivas e amareladas. A principal causa é o envelhecimento, mas também existem casos de catarata congênita, que surge no nascimento. A exposição ao sol sem óculos apropriados pode aumentar o risco de ter a doença.

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns em todo o mundo e que pode levar à cegueira se não for tratada.

Mas, na maioria dos casos, o problema é reversível através de cirurgias como essa, que substitui o cristalino opaco por uma lente nova artificial. O procedimento é muito rápido, e dura entre 10 e 30 minutos.

Além disso, o paciente recebe alta no mesmo dia. Sócio fundador da rede oftalmológica Olhar Certo e do Mira Hospital Oftalmológico, Drudi diz em nota que “hoje em dia a catarata pode ser curada de uma maneira rápida e sem complicações."

Mas acrescenta: "Muitas pessoas ainda não sabem disso e convivem com problemas de visão por muitos anos, sendo que os efeitos da catarata podem ser totalmente revertidos em grande parte dos casos”

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.