Qual é a internet mais rápida do Brasil? Veja ranking em 2023

1 min de leitura
Imagem de: Qual é a internet mais rápida do Brasil? Veja ranking em 2023
Imagem: Shutterstock

A edição de 2023 do Prêmio Melhor Escolha revelou quais são as conexões à internet de banda larga com melhor avaliação no Brasil. O ranking mostra os nomes que se destacam por operadora e também quais estados relatam conexões mais estáveis e mais rápidas.

Os dados foram recolhidos de "milhões de testes de velocidade de internet fixa", entre os meses de janeiro e dezembro de 2022. A média nacional de velocidade é de 79 Mbps, e as quatro melhores operadoras do país conseguem ficar acima desse número — com a Vivo despontando como a mais rápida com 101 Mbps:

Ranking das operadoras por velocidade de download.Ranking das operadoras por velocidade de download.Fonte:  Prêmio Melhor Escolha 

A Vivo se manteve no topo pelas melhores taxas de upload e também de ping — o valor do ping é especialmente importante para quem joga online. Nesses quesitos, a posição das outras operadoras alterou um pouco no ranking, vale conferir:

Ranking por upload e ping muda um pouco.Ranking por upload e ping muda um pouco.Fonte:  Prêmio Melhor Escolha 

Qual estado tem a melhor internet no Brasil?

Avaliando o desempenho da internet de banda larga no Brasil por estado, o pessoal do Prêmio Melhor Escolha concluiu que o Paraná sai na frente dos demais. São Paulo, que talvez fosse o chute de muitos leitores, fica na segunda posição. Rio de Janeiro aparece na quinta posição, com velocidades abaixo da média nacional.

Ranking dos estados com melhores conexões.Ranking dos estados com melhores conexões.Fonte:  Prêmio Melhor Escolha 

Segundo a avaliação do prêmio, a melhor operadora do estado vencedor foi a Ligue, que oferece velocidade maior que a Vivo em média, ficando em torno dos 140 Mbps.

"Com esses dados, é possível entender o cenário da internet no país. Assim, o consumidor consegue comparar os serviços prestados, enquanto os provedores se atentam para oferecer uma internet de melhor qualidade”, declarou Glauciana Nunes, líder de "consumer connection" na empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.