9,5 mil escolas não tinham acesso à internet no Brasil em 2022

1 min de leitura
Imagem de: 9,5 mil escolas não tinham acesso à internet no Brasil em 2022
Imagem: Compare Fibre/Unsplash

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou dados sobre a conectividade das escolas brasileiras em 2022. O Painel Conectividade nas Escolas mostra que, no ano passado, o Brasil tinha 9,5 mil instituições de ensino sem acesso à internet. Ainda mais alarmante, 3,4 mil estavam sem acesso a energia elétrica.

O número de escolas sem acesso à internet representa 6,8% do total do país. Apenas seis estados somam 10% do total das instituições sem conectividade: Acre (46,0%), Amazonas (40,9%), Roraima (36,1%), Pará (27,9%), Amapá (27,5%) e Maranhão (11,9%).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Do lado oposto, três unidades federativas, todas no Centro-Oeste, têm maior percentual de escolas com acesso à internet: Mato Grosso do Sul (100%), Goiás (99,9%) e Distrito Federal (99,9%).

Acre

Além de ter o maior percentual de escolas sem acesso à internet, o estado do Acre ainda é o local onde mais unidades educacionais não têm energia elétrica, com 35,3%, além de 90,9% das escolas não possuírem laboratório de informática.

No painel, é possível ver quais escolas têm acesso à internet, energia e conta com laboratórios de informática.No painel, é possível ver quais escolas têm acesso à internet, energia e conta com laboratórios de informática.Fonte:  Rovena Rosa/Agência Brasil 

Na lista com os 10% das escolas sem energia, estão ainda Roraima (21,5%), Amazonas (19,9%) e Pará (12,2%). Em 11 estados, 100% das instituições têm eletricidade. No caso dos laboratórios de informática, com um total de 46,1 mil escolas sem, Maranhão (89,6%) e Pará (86,1%) fecham o pódio negativo.

Painel Conectividade nas Escolas

Os dados do Painel Conectividade nas Escolas foi estruturado por iniciativa do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape). O grupo foi criado para atender ao Edital do Leilão de 5G.

"As proponentes vencedoras da faixa de 26 GHz, vale lembrar, assumiram compromisso de investir R$ 3,1 bilhões para conectividade de escolas públicas", destaca a Anatel. Todos os dados podem ser exportados e é possível verificar quais escolas têm acesso ao quê na lista.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.