Homem usa imagens feitas com IA para criar vida falsa na internet

1 min de leitura
Imagem de: Homem usa imagens feitas com IA para criar vida falsa na internet
Imagem: Kyle Vorbach

O avanço das capacidades da inteligência artificial (IA) para criar imagens e vídeos de acontecimentos que nunca existiram tem causado preocupações em especialistas e profissionais de tecnologia. Essas preocupações não devem diminuir agora que Kyle Vorbach está divulgando como usou a IA para criar todo um mês falso em sua vida.

Vorbach é um criador de conteúdo, principalmente de vídeos. Seu nome está ganhando certa visibilidade na internet depois dele publicar algo como um minidocumentário, detalhando a dedicação e o tempo que gastou para usar uma ferramenta de IA chamada Stable Diffusion para criar um conjunto de imagens falsas que contavam uma história fictícia de sua vida nas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O criador postou as imagens da vida de mentirinha em seu Instagram, onde podemos vê-lo se mudando para um apartamento caro e até se encontrando por acaso com a celebridade Ryan Gosling pelas ruas de Los Angeles. Tudo gerado pelo computador.

A inspiração para esse mês falsificado - que podemos chamar de um experimento, talvez - começou quando Vorbach estava tentando editar uma nova imagem para o seu perfil, segundo ele conta.

Depois de usar a IA para criar o que ele chama de "melhor foto que já tirou", Vorbach ficou curioso sobre as capacidades da ferramenta e começou a fazer outras imagens falsas.

"Eu gerei minha fantasia de Halloween. Eu usei IA para gerar toda uma viagem falsa para Nova Iorque, onde encontrei um amigo, que também foi gerado pela IA." - conta Vorbach.

As fotos falsas, no entanto, não geravam muito engajamento. Foi neste momento que o criador decidiu usar suas novas técnicas para criar toda uma vida mais "interessante" sob seu ponto de vista. E assim surgiu o experimento que Vorbach nos explica em seu vídeo.

Agora nos resta aguardar e ver quantas pessoas vão seguir o exemplo, mas sem nunca revelar que as imagens são falsas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.