Canva: como gerar imagens com IA de graça na plataforma

2 min de leitura
Imagem de: Canva: como gerar imagens com IA de graça na plataforma
Imagem: Canva

Criado em 2012, o Canva consiste em uma plataforma de design gráfico simplificada, na qual milhares de usuários cadastrados e espalhados pelo mundo podem desenvolver diversas imagens de forma criativa a partir de elementos pré-estabelecidos – sejam elas para mídias sociais ou apresentações de slides.

O Canva oferece inúmeros recursos interessantes e ferramentas muito úteis para a criação e edição dessas imagens. Nos últimos tempos, um recurso ficou bastante popular. Trata-se de um gerador de figuras a partir de inteligência artificial, que transforma palavras e textos em algo visível.

Quer saber como fazer essa conversão? Confira todos os detalhes logo abaixo!

Passo a passo para criar imagens a partir de textos no Canva

Sabemos que imagens falam mais que mil palavras, certo? Portanto, neste tutorial, você poderá transformar um texto qualquer em uma imagem gerada por meio de um dos recursos mais legais do Canva. Veja:

Passo 1: Faça login no Canva

(Canva/Reprodução)(Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

É necessário ter um cadastro ativo na plataforma para utilizar seus recursos. Se ainda não tiver, na página inicial, clique em “Registre-se Grátis”, siga os passos recomendados e pronto, você já poderá utilizar as ferramentas online de forma gratuita.

Passo 2: Utilize o app Text to Image gratuitamente

(Canva/Reprodução)(Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

Uma vez dentro da plataforma, clique em “Recursos” no menu superior suspenso. Ao abri-lo, clique em “Ferramentas”. Você será redirecionado a uma nova página. Nela, selecione o app Text to Image. A partir dele, você poderá criar a partir de um design já existente ou ainda de um design totalmente novo.

Passo 3: Digite o que você quer transformar em imagem

(Canva/Reprodução)(Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

No canto esquerdo, clique em “Usar” para converter texto em imagem. Você pode inserir detalhes de objetos, descrever cores, lugares, pessoas, entre outros. O app ainda traz inspirações para serem aproveitadas nesse momento.

Passo 4: Escolha um estilo de imagem

(Canva/Reprodução)(Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

Após escrever aquilo que será convertido em imagem, escolha o estilo que ela terá entre: surpresa, fotografia, desenho, 3D, pintura, padrão ou arte conceitual. Confirme suas escolhas e clique em “Gerar Imagem”.

Passo 5: Adicione sua criação por IA ao design

(Canva/Reprodução)(Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

Depois de alguns segundos, as imagens geradas por inteligência artificial ficarão disponíveis no canto esquerdo. Selecione a que mais lhe interessou e a adicione ao seu design.

Você ainda poderá promover edições na imagem, incluir animações e utilizar todos os recursos habituais do Canva. Ao concluir, clique em “Compartilhar”, no canto superior direito, para salvar a criação ou mostrar aos seus amigos por meio das redes sociais.

O recurso de inteligência artificial do Canva é bastante interessante e pode ser combinado de diferentes maneiras, com textos longos ou pequenas descrições.

Use e abuse da criatividade para gerar imagens curiosas e cativantes para dar um tom mais divertido às suas apresentações ou infográficos, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para conferir mais tutoriais como esse!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.