Como instalar o WordPress

3 min de leitura
Imagem de: Como instalar o WordPress

Os blogs ganharam visibilidade com o passar do tempo e hoje, qualquer pessoa com disposição pode manter uma página e se expressar como desejar (desde que com ética e responsabilidade). Hoje você vai aprender a instalar uma das ferramentas para blogs mais utilizadas no momento: o WordPress (2.8.3). Usando um servidor e cliente FTP, sua página irá ao ar com poucos passos.

O que você precisa?

Host (servidor)
Domínio (www.seusite.com.br)
Arquivos de instalação do WordPress (disponível aqui)
Um cliente FTP

Primeiros passos

Antes de tudo, você precisa de um Host (servidor), desta forma precisa assinar um plano de hospedagem ou garimpar a Internet em busca de um serviço gratuito. Porém, sabe-se que serviços gratuitos de hospedagem impõem algumas restrições aos usuários. Desta maneira, vale a pena investir um pouco e ter um serviço de qualidade.

Requisitos do WordPress

Logo WordPress

Antes de assinar um serviço de hospedagem, vale lembrar que o WP usa MySQL como banco de dados e PHP, assim sendo,você precisa de suporte à estas duas ferramentas.


Muitos servidores oferecem o PHPMyAdmin para a criação de Banco de Dados, se seu host não oferecer, procure no painel de controle outras formas de criar um.


Depois de assinar um serviço de hospedagem é hora de criar um Banco de Dados (BD). Neste ponto, você pode atribuir um nome ao seu BD como, por exemplo, “meubancodedados”.

Além disso, você também precisa de um usuário e senha nesta etapa. Vale lembrar que este usuário e senha são diferentes das do login no serviço de hospedagem. Sendo assim, seu usuário pode ser “usuariobancodedados” e “senhabancodedados”. Atenção! Depois de criar sua senha, login e BD, anote-as, pois você vai precisar de tudo no passo seguinte.

Arquivos WP

Banco de Dados criado, vamos aos arquivos de instalação do WP. Baixe o arquivo em ZIP com os arquivos necessários e descompacte a pasta. Depois disso, vá até a pasta “wordpress/WP-Config-sample.php” e abra este arquivo com o Bloco de Notas ou WordPad. Uma série de códigos e letras será aberto, não se assuste, pois você só vai precisar de algumas modificações.

Atenção nas modificações

Onde há “nomedoBD”, altere para o nome do seu BD, no nosso caso, “meubancodedados”. Em “usuarioMySQL”, insira seu nome de usuário do BD, no nosso exemplo, “usuáriobancodedados”. Em “senha” insira a senha do seu BD, “senhabancodedadosAlterando o nome da pasta.

Depois de todas as alterações, salve o arquivo com o nome “WP-config.php” na pasta “wordpress”. Está quase pronto, basta mandar esta pasta para o seu servidor.

Lembra que falamos de um cliente FTP? Ele serve para fazer a conexão entre você e o servidor. Há vários programas deste gênero e neste tutorial usamos o FileZilla. Você pode usar outro, vai da sua preferência.

Depois de instalar seu FTP, é hora de mandar a pasta “wordpress” para seu servidor. Para facilitar, mude o nome da pasta de “wordpress” para “blogue”, por exemplo.

Agora, abra seu navegador e digite o endereço do seu blog (www.seusite.com.br) seguido de “/blogue” ou o nome atribuído à pasta.

Uma tela será exibida onde você pode inserir o nome do seu blog e seu email. Em seguida, clique em “Install WordPress” para iniciar a instalação. Vale lembrar que é bom selecionar o campo “Allow my blog appear in search engines”, pois desta forma ele fará parte das buscas do Google, Bing e etc (clique na imagem para ampliar).

Primeira tela de instalação

Na página seguinte, você receberá uma senha e um username. É bom copiar a senha (Ctrl+C), tendo em vista que ela possui caracteres estranhos, mas que serão essenciais para o primeiro login no serviço. Clique em “Login”para prosseguir com a instalação (clique na imagem para ampliar).

Anote ou salve sua senha

Agora, basta fazer o primeiro login com o usuário “admin” e a senha gerada. Assim que entrar pela primeira vez, em primeiro lugar, mude sua senha, já que a oferecida não é uma das mais fáceis de memorizar. Se você teve problemas com a senha, vá até a caixa de entrada do email cadastrado, pois ela estará lá.

Posso contratar tudo pronto?

A resposta é sim. Existem serviços pensados para facilitar o gerenciamento do seu site WordPress que oferecem um produto completamente focado em atender as necessidades e particularidades dessa plataforma. O plano de Hospedagem WordPress da HostGator, já traz tudo prontinho para você.

Você deve ter percebido que a instalação do WP exige alguns conhecimentos prévios em ferramentas da web, mas se você encontrou problemas, mande sua dúvida.depois de concluir a instalação, aproveite para turbinar seu WP com vários temas e aplicativos disponíveis aqui no Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.