Servidor do Minecraft é alvo de ataque DDoS de grandes proporções

1 min de leitura
Imagem de: Servidor do Minecraft é alvo de ataque DDoS de grandes proporções
Imagem: Shutterstock

Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) de grandes proporções, direcionado a um dos maiores servidores do Minecraft, foi detectado e mitigado pela Cloudflare recentemente. A empresa americana divulgou detalhes sobre a campanha maliciosa nessa quinta-feira (13).

Segundo o relatório, um indivíduo ou organização utilizou uma variante do botnet Mirai para lançar um ataque DDoS de 2,5 Tbps ao servidor Wynncraft. A ação, realizada a partir de vários vetores, consistiu em inundações de pacotes de dados UDP e TCP, durando aproximadamente dois minutos.

Para a alegria dos gamers e a tristeza dos atacantes, os sistemas de segurança da Cloudflare identificaram o ataque cibernético imediatamente e conseguiram impedir a ação maliciosa. Caso a campanha tivesse prosseguido, centenas de milhares de jogadores teriam sido afetados, ficando sem acesso ao Wynncraft, temporariamente.

O ataque DDoS ao Wynncraft teve pico de 2,47 Tbps, de acordo com os pesquisadores.O ataque DDoS ao Wynncraft teve pico de 2,47 Tbps, de acordo com os pesquisadores.Fonte:  BleepingComputer/Reprodução 

Os especialistas em segurança online da firma disseram que este foi o "ataque de taxa de bits de maior proporção" registrado por eles e com o qual lidaram até o momento. Um dos maiores ataques DDoS já relatados aconteceu em novembro do ano passado, alcançando o pico de 3,47 Tbps direcionados a um cliente do Microsoft Azure na Ásia.

Tendências

O relatório que detalhou o ataque DDoS ao Wynncraft trouxe mais dados referentes às campanhas maliciosas que utilizam esse método. De acordo com a organização, os ataques de resgate, em que os invasores pedem pagamento em troca da redução da taxa de bits, tiveram uma queda no terceiro trimestre deste ano.

Por outro lado, os ataques direcionados ao protocolo BitTorrent, usado no compartilhamento de arquivos, aumentaram mais de 1.200% no período. Já o principal alvo dos cibercriminosos foi Taiwan, que recebeu 200% mais ataques no último trimestre, com Estados Unidos, China e Chipre aparecendo também em destaque.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.