YouTube implementa narração nos Shorts para brigar com TikTok

1 min de leitura
Imagem de: YouTube implementa narração nos Shorts para brigar com TikTok
Imagem: YouTube

Encarando uma competição acirrada contra o Instagram e o TikTok, o YouTube anunciou a implementação do recurso de narração para sua plataforma de vídeos curtos, o Shorts. A novidade já começou ser distribuída nesta terça-feira (27) para dispositivos com iOS e deve chegar em breve para modelos com Android.

Bastante popular no TikTok, o recurso é utilizado para comentar vídeos já gravados, sendo comum encontrá-lo em conteúdos de reação, guias e tutoriais. Para utilizá-lo no YouTube, basta ter um dispositivo compatível e tocar no ícone de confirmar, localizado no canto inferior direito da tela da câmera. Adiante, deve-se tocar no botão de narração, selecionar o trecho desejado e iniciar a gravação. Antes de finalizar, é possível refazer o processo e ajustar seu volume, caso necessário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Recurso de narração, popular no TikTok, chegou ao YouTube Shorts. (Fonte: Pexels)Recurso de narração, popular no TikTok, chegou ao YouTube Shorts. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Outros recursos emprestados do TikTok

Líder neste nicho do mercado, o TikTok foi influência para muitos recursos implementados tanto no Instagram quanto no YouTube. Recentemente, por exemplo, a plataforma do Google foi atualizada com a possibilidade de responder comentários com vídeo, algo que já está presente na rede social chinesa desde 2020 — e no Instagram, desde dezembro do ano passado.

Entretanto, o YouTube pode ganhar um significativo impulso com a implementação do Programa de Parceiros do Shorts, que remunerará seus criadores de conteúdo. A expectativa é que a decisão atraia novos usuários para a plataforma e fortaleça seu apelo frente ao TikTok.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.