Deepfake será tema de 'Travessia', nova novela da Globo

1 min de leitura
Imagem de: Deepfake será tema de 'Travessia', nova novela da Globo
Imagem: Globo/Reprodução

O tema deepfake explodiu nos últimos anos no Brasil principalmente após vídeos virais que faziam brincadeiras com figuras públicas e políticos. E ao que tudo indica, o assunto deve voltar a ser debatido, já que fará parte do enredo da próxima novela das 21h da Globo.

Em Travessia, produção da autora Glória Perez que estreia neste segundo semestre, a personagem Brisa (interpretada por Lucy Alves) será vítima de uma montagem feita por um grupo de jovens que moram em Portugal.

Enquanto isso, no interior do Maranhão, Brisa será afetada, já que terá sua imagem utilizada na “brincadeira” que fará com que ela seja confundida com uma criminosa que está sendo procurada.

O conteúdo falso viralizará nas redes sociais e a jovem será detida pela polícia no aeroporto de São Luís (MA), enquanto tenta viajar para o Rio de Janeiro para encontrar o namorado Ari (Chay Suede).

De acordo com Perez, a trama irá se desenrolar a partir dessa premissa, já que a protagonista tentará recuperar sua identidade e vida depois da viralização do conteúdo falso.

Baseado em um caso real

A história de Travessia foi inspirada por um acontecimento da vida real. Em 3 de maio de 2014, um grupo de pessoas do Guarujá (SP) se reuniu e linchou em praça pública a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que tinha 33 anos. A mulher acabaria morrendo no hospital dois dias depois.

O espancamento, que foi filmado e divulgado na internet, foi causado por uma fake news e uma série de desinformações. Fabiane, que era casada e mãe de duas crianças, foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças que estaria fazendo magia negra na cidade litorânea.

Além da disseminação das informações falsas via redes sociais, sites de notícias locais também divulgaram imagens da suposta sequestradora. Munido das fotos, moradores acabaram associando Fabiane com a investigada, o que gerou a violência coletiva.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.