Como ativar o modo escuro no Google Docs

2 min de leitura
Imagem de: Como ativar o modo escuro no Google Docs
Imagem: Google

O Google Docs é um aplicativo gratuito que oferece diversas categorias de personalização para facilitar o uso dos usuários, como por exemplo o tamanho do "papel", as margens, entre outras possibilidades. Mas nem todos os usuários sabem que também é possível usar o modo escuro nas páginas do Google Docs.

Os apps Documentos, Planilhas e Apresentações Google oferecem a alteração de tema para facilitar a visualização dos usuários. Contudo, o tema só é visualizado pelo criador do documento, enquanto os colaboradores não veem o tema escolhido.

Também é importante destacar que o recurso só está disponível oficialmente em dispositivos móveis Android e iOS. Com isso, a possibilidade não pode ser usada na versão do aplicativo para computador sem o uso de ferramentas de terceiros ou pequenas gambiarras.

Por isso, o TecMundo reuniu as informações necessárias para ajudar os usuários a realizarem a alteração do Google Docs em seus smartphones.

Como ativar o modo escuro no Android ou iOS

1 - Em um smartphone ou tablet Android, abra o aplicativo do Documentos, Planilha ou Apresentações do Google;

Clique em "Configurações".Clique em "Configurações".Fonte:  Google 

2 - Na parte superior esquerda da página, clique nas três listras enfileiradas que representam o Menu;

3 - Clique em "Configurações" e toque em "Escolher tema";

Escolha o tema.Escolha o tema.Fonte:  Google 

4 - Pronto, agora é só escolher entre o tema "Escuro", "Claro" ou "Padrão do sistema".

Como usar o modo escuro no Google Docs do PC?

Enquanto o modo escuro nativo é uma exclusividade do Google Docs para celulares, o usuário pode realizar alterações de cor das páginas dos documentos para conseguir um resultado similar no computador. A "gambiarra" em questão pode ser útil para a edição de documentos mais longos.

Para alterar a cor da página e improvisar um modo escuro no computador, siga os passos abaixo:

Captura de tela

1 - Em um documento do Google Docs aberto no computador, acesse "Arquivo" e “Configurações da página”.

2 - Clique na opção “Cor da página” e escolha a cor desejada, preferencialmente um tom de cinza. Com isso, o tom do documento será alterado, ficando mais amigável aos olhos.

Google docs

3 - De volta ao documento, clique na opção "Cor do Texto", disponível por padrão no menu com um A e uma barra preta, e deixe as letras em um tom branco. Assim, você terá uma experiência similar ao modo escuro da versão mobile.

É importante ressaltar que o método em questão altera as configurações do documento. Ou seja, se você pretende imprimir ou enviar o arquivo para alguém em seu formato padrão, é necessário voltar às configurações para tornar o fundo branco novamente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.