Firmina: cabo submarino do Google chega em 2023 ao Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Firmina: cabo submarino do Google chega em 2023 ao Brasil

O Google revelou hoje (13) novos investimentos para melhorar sua infraestrutura no Brasil, como a construção de um novo escritório e a ativação de um cabo submarino. Batizada de Firmina, a infraestutura de rede está em desenvolvimento há mais de dois anos e entrará em funcionamento em 2023, ressaltou a empresa.

De acordo com a empresa, o nome do cabo submarino é uma homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis. A infraestrutura de rede vai interligar Estados Unidos e  Brasil, também recebendo uma extensão para o Uruguai e Argentina. O mapa abaixo exibe o caminho seguido pela construção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google

Segundo o Google, os cabos submarinos garantem acesso rápido e de baixa latência para serviços online, incluindo aplicações cotidianas, como o YouTube e o Search, até o Google Cloud. A companhia ressalta que, atualmente, 98% do tráfego da internet global ocorre por meio desse tipo de infraestrutura de rede.

R$ 1,6 bilhão em investimentos no Brasil

O novo cabo submarino que entra em ação em 2023 é apenas um dos investimentos do Google no Brasil. Em evento realizado hoje (14), a empresa ressaltou que já injetou R$ 1,6 bilhão em infraestrutura no país desde 2017.

Grande parte do montante foi destinado à implementação de melhorias técnicas para o Google Cloud e em cabos submarinos. A empresa menciona a construção e uso de cabos como Júnior (São Paulo até Rio de janeiro), Tannat (de Santos ao Uruguai) e Monet (que sai da Flórida e passa por Fortaleza).

Além do uso do cabo submarino Firmina, os próximos passos do Google no Brasil incluem a construção de um novo escritório em São Paulo, com previsão de funcionamento para 2023. A empresa também ressalta o crescimento do projeto Conecta+ no Brasil: a ferramenta de ensino já auxiliou na capacitação de 10 mil pessoas e possui parceria com 130 universidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.