WordPress: Jetpack lança plugin individual para seis ferramentas

1 min de leitura
Imagem de: WordPress: Jetpack lança plugin individual para seis ferramentas
Imagem: Jetpack

A Automattic anunciou que o Jetpack, plugin que oferece uma série de funcionalidades para sites WordPress, pode ser usado a partir de agora de forma segmentada. Seis ferramentas ganharam seus plugins individuais para que os usuários implementem apenas o que acharem necessário.

O Jetpack é uma das soluções mais populares no segmento de construção de sites e possui mais de 5 milhões de downloads. Com ele, donos de sites hospedados no WordPress investem em segurança, backups e mais desempenho sem se preocupar com possíveis problemas entre diferentes plugins.

Logo do Jetpack. (Jetpack)Logo do Jetpack. (Jetpack)Fonte:  Jetpack 


Algumas das ferramentas disponibilizadas individualmente são novas, enquanto outras foram lançadas há um ou dois anos. As seis opções disponíveis agora são:

  • Jetpack Backup: permite fazer backup do site em tempo real, além de restaurá-lo para qualquer ponto anterior mesmo que esteja offline.
  • Jetpack Protect: verifica temas e plugins diariamente para identificar e avisar a presença de possíveis vulnerabilidades, com base na biblioteca WPScan.
  • Jetpack Boost: melhora o desempenho do site por carregar apenas o CSS necessário e imagens que os usuários podem ver, além de adiar JavaScripts não essenciais.
  • Jetpack Social: permite gerenciar todas as contas sociais de um único local.
  • Jetpack Search: oferece recursos como previsão automática, correção ortográfica automática, resultados instantâneos e indexação em tempo real.
  • Jetpack CRM: ajuda a gerenciar processos que envolvam clientes, como faturamento e cobranças, entre outros.

As ferramentas Protect, Boost, Social e CRM são totalmente grátis para uso. Já o Backup e Search só podem ser usado via plano pago.

Interface de gerenciamento das ferramentas Jetpack dentro do WordPress. (Jetpack)Interface de gerenciamento das ferramentas Jetpack dentro do WordPress. (Jetpack)Fonte:  Jetpack 

De acordo com a Automattic, essa segmentação dos recursos do Jetpack surge como resposta aos pedidos de donos de sites, que sentiam falta da flexibilidade para escolher apenas as ferramentas que realmente precisavam no lugar de uma alternativa "all-in-one" (tudo em um, em tradução livre).

Mesmo com as novidades, a Automattic disse que a versão original do Jetpack continuará ativa, mas algumas funções que viraram soluções standalone podem ser retiradas. Assim, pelo menos por enquanto, os usuários que preferem a experiência completa ainda podem aproveitar o plugin em seu formato tradicional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.