O que é o certificado digital da Certisign?

2 min de leitura
Imagem de: O que é o certificado digital da Certisign?
Imagem: Shutterstock

A pandemia instaurada em 2020 acelerou diversos processos tecnológicos que, em termos normais, só aconteceriam após anos: trabalho remoto, crescimento de serviços online e o uso de Certificado Digital são alguns exemplos. Este último ainda gera muitas dúvidas no público, principalmente porque ganhou menos espaço que os demais.

Para ajudar quem ainda tem dúvidas sobre o Certificado Digital, incluindo da Certisign, ou ainda possui algum receio sobre essa nova forma de documento, criamos um guia prático e simples. Acompanhe com o TecMundo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que pretende funcionar como o principal atestado de titularidade online de pessoas e empresas, assim como o RG pode ser usado originalmente para registro e identificação em termos de comparação.

A solução é oferecida na internet por empresas e visa facilitar burocracias que seriam feitas presencialmente. Uma das companhias mais populares neste setor é a Certisign, empresa paulista que tem muitos contratantes com soluções como e-CPF e e-CNPJ. No entanto, outras firmas também garantem esse tipo de serviço no Brasil, como a Lynx e até o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que está vinculado ao governo.

A intenção é que, com o Certificado Digital, o usuário possa assinar documentos, emitir notas fiscais e fazer outras operações similares de forma remota com validade jurídica e garantindo proteção em transações e negociações online.

Como o certificado digital pode ser usado?

Diferente do que algumas pessoas imaginam, o Certificado Digital é seguro e autêntico e utilizá-lo garante integridade e confidencialidade com as informações descritas no documento.

A certificação digital pode cumprir funções diferentes, como:

  • e-CPF;
  • Certificado Digital OAB;
  • Certificado para o CRM Digital;
  • Certificado Digital e-CNPJ;
  • Certificado Digital de Atributo;
  • Certificado Digital para ME-EPP;
  • Certificado Digital NF-e;
  • Certificado para CT-e.

Ou seja, com total segurança, o serviço contempla e viabiliza a realização de procedimentos virtuais que reduzem a necessidade de deslocamento e burocracia como costumamos ter no processo. Isso diminui os custos e mantém a confiabilidade.

E o que mais pode ser feito com um Certificado Digital? Esse tipo de assinatura tem variadas funções, como assinar e enviar documentos (contratos, por exemplo) de forma online, criar procurações eletrônicas; fiscalizar e registrar serviços de transporte; fazer transações bancárias; enviar declarações da empresa; habilitar a e-CNH no smartphone; participar de leilões eletrônicos; e assinar notas fiscais eletrônicas, escriturações contábeis e fiscais, por exemplo.

Segurança

Muito se comenta sobre a segurança do Certificado Digital. Mas como confiar no procedimento sem saber como ele funciona? Todo documento como esse possui uma chave, ou seja, um número único que compõe um sistema de criptografia. Uma espécie de senha assimétrica que só pode ser acessada se o receptor tiver a chave correta para decodificar.

Esse tipo de segurança não é novidade. Muitos serviços que já utilizamos na internet funcionam da mesma forma e trabalham em conjunto para assinaturas e identificações funcionarem sem o prejuízo de pessoas mal intencionadas.

.  Shutterstock 

Além da criptografia, há a própria senha do usuário com senhas fortes como uma camada extra de segurança. Todo Certificado Digital pede uma senha segura criada normalmente com letras maiúsculas, minúsculas, números, símbolos e, pelo menos, 8 dígitos, sendo muito difícil de hackear.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.