Google Workspace ganha novos recursos que usam IA

2 min de leitura
Imagem de: Google Workspace ganha novos recursos que usam IA
Imagem: Google
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quarta-feira (11), durante a conferência anual Google I/O 2022, a gigante da tecnologia confirmou algumas novidades que usam aprendizado de máquina na plataforma Google Workspace, o antigo G Suite. Segundo revelado pela própria empresa, a motivação para a atualização foi o “novo normal” e as diversas mudanças significativas que aconteceram nos últimos anos.

Em fevereiro, o Google introduziu o recurso de resumos automáticos gerados por Inteligência Artificial no Docs, contudo, nos próximos meses, a novidade também será adicionada no Spaces (Espaços) — o Spaces permite criar uma área de trabalho coletiva em tempo real. Por exemplo, um chat de uma equipe de trabalho poderá ser resumido para facilitar o entendimento dos colaboradores.

“Com algumas pessoas no escritório e outras em casa, a quantidade de e-mails, bate-papos e reuniões em nossas caixas de entrada e em nossos calendários aumentou, por isso estamos trabalhando para encontrar mais maneiras de usar o aprendizado de máquina para combater a sobrecarga de informações e manter você se sentindo produtivo”, a empresa afirma em comunicado.

O recurso Portrait light simulará iluminação profissionalO recurso Portrait light simulará iluminação profissionalFonte:  Google 

Atualizações no Google Workspace

A companhia também anunciou a transcrição automática de reuniões para o Google Meet e, assim, permitirá que aqueles que não participaram da conversa se atualizem. O recurso será lançado ainda neste ano.

Outra novidade é o Portrait Restore (restauração de retrato), que aprimorará a qualidade de imagem, som e compartilhamento de conteúdos no Google Meet — também prevista para ser lançada neste ano. Já o recurso Portrait light (luz de retrato) usará aprendizado de máquina para simular uma iluminação com qualidade de estúdio no vídeo, mesmo se não houver muita luz no ambiente — é até possível ajustar o brilho e a luz da forma que o usuário desejar.

O Portrait restore melhorará a imagem mesmo com pouca iluminação no ambienteO Portrait restore melhorará a imagem mesmo com pouca iluminação no ambienteFonte:  Google 

A funcionalidade De-reverberation (desverberação) vai melhorar a qualidade do áudio do microfone ao filtrar ecos no ambiente, mesmo se você estiver em um porão fechado. Já o Live sharing (compartilhamento ao vivo) permitirá reuniões híbridas em que os participantes poderão sincronizar mídias e conteúdos diretamente na reunião, por exemplo, ao compartilhar um vídeo do YouTube.

Além disso, as proteções de segurança que são usadas no Gmail estão chegando aos aplicativos Docs (Documentos), Sheets (Planilhas) e Slides (Apresentações). Por exemplo, ao abrir um arquivo no Docs, o Google notificará o usuário sobre possíveis malwares.

Imagem: Google Workspace
Imagem: Tecmundo Recomenda

Google Workspace

Google Workspace oferece um e-mail personalizado para sua empresa e inclui ferramentas de colaboração como o Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites e muitas outras.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.