Wikimedia Foundation para de aceitar doações em criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Wikimedia Foundation para de aceitar doações em criptomoedas
Imagem: Freepik

A Wikimedia Foundation, grupo que cuida da enciclopédia digital Wikipédia e de outras plataformas similares, anunciou que não vai mais aceitar doações para seus projetos em criptomoedas. Além disso, a conta da entidade no serviço Bitpay será encerrada para evitar colaborações.

De acordo com o anúncio, feito em um tópico dentro da página da fundação, "os tempos e as situações mudaram" desde 2014, quando a Wikimedia autorizou o envio de algumas criptomoedas como parte das contribuições depois de pedidos de colaboradores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entretanto, várias comunidades passaram a pressionar o grupo para não mais aceitar doações em criptomoedas — já que isso significa que, mesmo indiretamente, a fundação incentivava práticas como a especulação financeira e a mineração predatória e conhecidamente cara em termos de energia.

"Vamos continuar monitorando esse assunto e agradecemos o retorno a esse tema em desenvolvimento pelas pessoas do movimento Wikimedia. Permaneceremos flexíveis e responsivos às necessidades de voluntários e doadores. Obrigado novamente a todos que trouxeram adições valiosas a esse tópico cada vez mais complexo e mutante", diz o comunicado.

O povo pediu

Uma editora veterana da Wikipédia, Molly "GorillaWarfare" White, foi uma das líderes dos debates e da votação, que terminou com 234 votos a favor da proibição e 94 contra o banimento de criptomoedas.

Como aponta o The Verge, essa já era uma prática cada vez mais rara por lá: em 2021, ela recebeu cerca de US$ 130 mil em doações via criptomoedas — 0,08% do total recebido no ano. Por outro lado, no ano passado, o cofundador da Wikipédia vendeu a primeira edição no site como um token não-fungível (NFT) em leilão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.