Wikipédia sofre pressão para não aceitar doações em criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia sofre pressão para não aceitar doações em criptomoedas
Imagem: Bitcoin

A Wikimedia, entidade filantrópica que administra a Wikipédia, está encarando um dilema interno que promete muitas horas de discussão. A polêmica foi deflagrada por uma colaboradora chamada Molly White, cujo nome de usuário é GorillaWarfare, que questionou a organização, por esta aceitar doações, sua única fonte de recursos, feitas em criptomoedas.

Ao receber essas doações em bitcoin, bitcoin cash e ether, argumenta a colaboradora, a Wikimedia estaria endossando indiretamente as práticas de criptomineração, que são reconhecidamente predatórias, e contrariam os compromissos expressos da fundação com a sustentabilidade ambiental.

Fonte: Pxhere/Reprodução.Fonte: Pxhere/Reprodução.Fonte:  Pxhere 

Opiniões diversas

A crítica à política de doações provocou debates entre outros colaboradores. Um deles, identificado como Wiki ATDT afirmou que é difícil acreditar que “continuar a aceitar doações de criptomoedas em 2022 seja um sinal particularmente significativo”. Para ele, seguindo essa linha de pensamento, “aceitar dólares sinalizaria o endosso dos sistemas de exploração do trabalho e espoliação do ambiente natural, subjacente ao capitalismo global”.

No entanto, um levantamento feito pela enciclopédia de licença livre apontou que a maioria dos usuários e colaboradores tem se expressado a favor da proibição das doações em criptomoedas. Mas a fundação argumenta que “este não é um voto majoritário, mas sim uma discussão entre colaboradores da Wikimedia. O acordo é medido com base no mérito dos argumentos, não pela contagem de votos”, conclui a nota.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.