Conheça o homem que criou as instruções para a internet

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o homem que criou as instruções para a internet

Steve Crocker , o homem que inventou as instruções da internet. (Fonte da imagem: Wired)

Você já parou pra pensar que a internet existe há 43 anos? Quando ela foi criada em 29 de outubro de 1969, na Universidade da Califórnia (UCLA), Estados Unidos, nem de longe parecia com o que podemos visualizar hoje. Grande parte do sucesso da rede mundial de computadores deve-se as instruções criadas lá no começo de sua existência – e que perduram até hoje.

Steve Crocker estava lá no dia em que a internet nasceu e foi um dos pesquisadores da UCLA responsáveis por enviar a primeira mensagem entre os dois primeiros nós da ARPAnet – a rede financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que posteriormente se transformou na internet moderna como a conhecemos.

Mas a maior contribuição de Crocker é o manual de instruções que ele desenvolveu para padronizar a rede. Ele foi o responsável pela criação do Request for Comments (RFC), um documento que descreve os padrões de cada protocolo da internet. Então, caro leitor que está lendo essa notícia, agradeça esse cara por estar acessando a internet.

Assim como os RFCs, Crocker ainda é parte vital na internet moderna. Ele é o presidente do conselho da ICANN, a organização responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da internet (como nomes de domínio).

Fonte: Wired

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.