Igreja Batista da Lagoinha inaugura templo no metaverso

1 min de leitura
Imagem de: Igreja Batista da Lagoinha inaugura templo no metaverso
Imagem: Lagoverso/Divulgação

A Igreja Batista da Lagoinha, que possui mais de 600 unidades no Brasil e em outros países, agora também está no metaverso. No último dia 13, ela inaugurou o primeiro templo religioso brasileiro na plataforma de realidade virtual, onde realiza cultos com a estrutura de uma igreja convencional.

Intitulada “Lagoverso”, a versão virtual da igreja evangélica conta com pastores e moderadores responsáveis por realizar a evangelização, assim como acontece nos templos físicos. Por meio de avatares, eles podem conversar com os usuários e fazer orações, segundo a instituição, disponibilizando ainda alguns eventos exclusivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Todas as interações acontecem por meio da plataforma AltSpace VR da Microsoft, que pode ser acessada somente pelo computador (há aplicativo para Windows e macOS), no momento. Os fiéis também têm a opção de participar dos cultos no metaverso utilizando o Oculus Quest VR da Meta (os óculos de realidade virtual não são obrigatórios).

A igreja no metaverso também pode ser acessada com óculos de realidade virtual.A igreja no metaverso também pode ser acessada com óculos de realidade virtual.Fonte:  Shutterstock 

O projeto foi criado pela Lagoinha Orlando Church, unidade da igreja que fica na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte da “Lagoplay”, ministério da denominação dedicado às inovações tecnológicas, cujo templo virtual inclui ainda inclui espaço para interação com jogos, área de recreação infantil, palestras, shows e outras atividades.

Conversões no primeiro culto online

A celebração de inauguração do templo da Igreja Batista da Lagoinha no metaverso contou com a participação de mais de 150 pessoas, em forma de avatar. Pelo menos 10 dos participantes se converteram durante o culto na plataforma, de acordo com o pastor André Valadão, que ministrou o primeiro encontro virtual.

Mas também houve reações negativas à novidade, já utilizada em reuniões, treinamentos e outras atividades. Em comentários nas redes sociais, alguns fiéis se mostraram resistentes à tecnologia, afirmando que ela pode incentivar as pessoas a abandonar os templos físicos. Os cultos no metaverso podem ser acompanhados pela página do Lagoverso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.