Claro lidera ranking de internet móvel mais rápida, diz pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: Claro lidera ranking de internet móvel mais rápida, diz pesquisa
Imagem: Shutterstock

A Claro tem a internet móvel mais rápida do Brasil, considerando todas as redes. É o que revela o Índice Global Speedtest do primeiro trimestre de 2022, divulgado na segunda-feira (18) pela Ookla, que mostra também outros dados curiosos.

Conforme o levantamento, a Claro apresentou velocidade média de download de 33,53 Mbps no período, além de índice de consistência (quantidade de conexões que mantêm download mínimo de 5 Mbps e upload de 1 Mbps) de 84,6%. A liderança no 5G também é dela, com média de 72,35 Mbps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em segundo lugar está a Vivo, com média de download de 20,97 Mbps e 79% de consistência, seguida por TIM, com 20,04 Mbps e 79,5%, e Oi, garantindo desempenho de 11,7 Mbps e 64%. Já no 5G, a Vivo alcançou média de 62,8 Mbps, superando a TIM (62,4 Mbps).

Velocidade média da banda larga móvel e fixa no Brasil.Velocidade média da banda larga móvel e fixa no Brasil.Fonte:  Speedtest/Divulgação 

Ainda no ranking das operadoras, a TIM se destacou no quesito latência, com 26 ms de resposta, chegando ao primeiro lugar. Claro (27 ms), Vivo (29 ms) e Oi (31) surgem na sequência.

Telefones e cidades com maior velocidade

O relatório da Ookla também mostra quais modelos de celulares apresentaram a melhor performance nas redes móveis. O iPhone ocupou as cinco primeiras posições, com o iPhone 13 Pro na liderança, tendo 57 Mbps de download, 12,5 Mbps de upload e 25 ms de latência.

Esse bom resultado colocou a Apple no topo da lista das fabricantes, com velocidade média de 31,77 Mbps de download, 8,75 Mbps de upload e latência de 30 ms. Samsung (23 Mbps, 8 Mbps e 27 ms), Xiaomi (19,6 Mbps, 7,5 Mbps e 30 ms) e Motorola (18,7 Mbps, 6,8 Mbps e 28 ms) completam as primeiras posições.

Velocidade da internet por cidade.Velocidade da internet por cidade.Fonte:  Speedtest/Divulgação 

Quanto às cidades com internet móvel mais rápida, Brasília lidera com média de 31,8 Mbps, seguida por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.