A provedora de serviços NordVPN, especialista em cibersegurança, divulgou no início desta semana um levantamento sobre os hábitos dos brasileiros na web. Os resultados mostraram que, levando-se em conta uma expectativa de vida de 75,9 anos, cada entrevistado passará em média 41 anos de sua vida conectado à internet.
Para chegar a esse número, a empresa se baseou em pesquisa própria realizada em janeiro deste ano, no qual apenas maiores de 18 anos foram entrevistados. Tabuladas as respostas, apurou-se que brasileiros se conectam, em média, das 8h33 até as 22h13 na internet diariamente. Estendendo o cálculo para uma semana típica, chega-se a mais de 91 horas de uso da internet por semana, ou seja, quase quatro dias semanais ou 197 dias por ano.
Nossos vídeos em destaque
Das 91 horas passadas em frente às telinhas, o levantamento revela que 19 são gastas trabalhando, enquanto as 72 horas restantes se dividem em diversas atividades online, a maior parte assistindo programas de TV e filmes. Desse tempo, 13 horas são dedicadas a assistir a filmes e séries em streaming, além de 12 horas e oito minutos acompanhando vídeos do YouTube. Outras 11 horas e 19 minutos são gastas nas mídias sociais — incluindo Facebook, WhatsApp e Instagram.
Os perigos da longa permanência na internet
Fonte: Shutterstock/Reprodução.
Da multidão que passa a maior parte da vida em frente ao seu “metaverso” particular, 43,5% dependem da internet – conforme a pesquisa – para a maioria dos seus hobbies, enquanto 36% dos entrevistados não conseguem conceber seu dia a dia sem internet.
Com isso, alguns dados pessoais acabam sendo perigosamente expostos na rede, como nome e sobrenome (91,5%), data de nascimento (86,1%), endereço (81,4%), estado civil (43,9%), cargo (40,6%) e informações bancárias (29%). Por isso, alerta Daniel Markuson, especialista da NordVPN, "Tenha cuidado com o conteúdo recebido, como anexos e links, e verifique o remetente, eles podem ser um sinal de fraude”.
)
)
)
)
)
)
)