YouTube planeja integrar podcasts à sua plataforma

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Imagem: Shutterstock

Um dos formatos de mídia que mais cresce no mundo, o podcast parece ter sido captado pelo radar do YouTube. A plataforma de compartilhamento de vídeos está fazendo um planejamento específico não só para os programas de áudio sob demanda, como também para a remuneração aos seus produtores e apresentadores.

Uma apresentação desses planos, contendo 84 slides produzidos pelo YouTube e destinados a editores de podcast, vazou na quarta-feira (30) e foi enviada ao site Podnews. Pelo menos três das unidades de apresentação, marcadas com o título “Olhando para o futuro” contêm pistas importantes sobre formas como a maior plataforma de vídeos compartilhados do mundo pretende incorporar conteúdos de áudio.

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Entre as imagens vazadas, há maquetes mostrando como uma seção de podcast dedicada deveria aparecer aos usuários do YouTube. Nelas, o tradicional logo vermelho e branco aparece em um layout que combina miniaturas, timestamps e diversas listas de reprodução. Só não há datas definidas para implantação, embora um slide indique que “anúncios de áudio vendidos por parceiros” chegarão ainda em 2022.

Como o YouTube integrará podcasts em seu site?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

De acordo com o material obtido pelo Podnews, o YouTube deverá integrar feeds RSS de podcast, o que significa que os usuários talvez possam adicionar seus feeds RSS preferidos às suas páginas iniciais da plataforma, que não seria mais apenas de vídeos. Os slides sugerem uma página inicial de podcasts youtube.com/podcasts, uma URL que ainda não existe, mas poderá futuramente ser povoada por imagens em miniatura (thumbnails) de temas familiares.

Quanto à monetização dos conteúdos, o YouTube deverá apresentar anúncios em áudio, vendidos pelo Google, ou até mesmo por parceiros, se os ganhos justificarem. A prática padrão da plataforma – de compartilhar receitas com os editores de vídeos – também deverá ser estendida aos editores de podcast. Para isso, está preparando "“novas métricas para criadores que priorizam o áudio”, com os padrões da organização de publicidade IAB.

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