Vídeo fake sobre os últimos momentos de queda de avião viraliza

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo fake sobre os últimos momentos de queda de avião viraliza
Imagem: Shadman Samee/WikiMedia/Flickr

Imagens de videogames e simulação de computador que se passam por eventos trágicos reais estão sendo usadas para conseguir curtidas nas mídias sociais. Com os gráficos cada vez mais realistas, esses vídeos falsos se tornaram uma forma barata e fácil de espalhar desinformação.

Um videoclipe de 10 segundos que supostamente mostraria os últimos momentos do voo MU-5735 da China Eastern Airlines, que caiu na segunda-feira (21) matando todos os 132 passageiros, é o último desse tipo a viralizar.

Publicadas no Twitter na terça-feira (22), a filmagem mostra um avião que parece virar de cabeça para baixo antes de parecer atingir o solo com um estrondo alto, silenciando os gritos ouvidos ao longo do clipe.

O tweet teve mais de 210 mil visualizações e foi compartilhado centenas de vezes. Outra publicação Twitter chegou a ter 400 mil visualizações, mas foi apagado. No entanto, as imagens não são se tratam do acidente com o avião chinês.

O vídeo original foi publicado no YouTube há mais de três anos e se trata de uma simulação de computador de um acidente da Ethiopian Airlines em 2019. Apesar de ser apenas uma simulação amadora especulativa, as imagens foram vistas mais de 33 milhões de vezes.

Guerra na Ucrânia

A disseminação de imagens de videogame como se fossem fatos também está sendo utilizada como tática de guerra na Ucrânia. No final de fevereiro, um vídeo se espalhou no Facebook que supostamente mostravam um piloto de caça ucraniano conhecido como "o Fantasma de Kiev" derrubando aeronaves russas.

A filmagem, na verdade, foi extraída de um jogo chamado Digital Combat Simulator, de acordo com o PolitiFact, um projeto de verificação de notícias. O próprio ás da aviação provavelmente é um mito usado como propaganda de guerra.

Mas não são apenas as redes sociais que foram enganadas pelos vídeos fake. Uma emissora de televisão israelense chegarou a divulgar a imagem de dois caças abatidos na rua como se tivessem filmadas no conflito na Ucrânia. Entretanto, tratava-se de um vídeo promocional da saga Guerra nas Estrelas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.