Notícias falsas sobre a guerra na Ucrânia estão usando vídeos de jogos

1 min de leitura
Imagem de: Notícias falsas sobre a guerra na Ucrânia estão usando vídeos de jogos
Imagem: Ministério da Defesa da Ucrânia (via Twitter)

Certos veículos da mídia e até mesmo órgãos oficiais de Estado têm usado gameplay de alguns jogos na cobertura da guerra na Ucrânia, como se as imagens estivessem representando uma cena real. Muitos usuários comuns também estão compartilhando essas notícias falsas.

Por exemplo, ao comentar sobre o conflito, o analista Michael A. Horowitz postou (via Twitter) um vídeo mostrando uma batalha aérea, porém o vídeo em questão era do jogo DCS: World. Horowitz deletou o tweet, porém o vídeo acabou sendo compartilhado também pelo Twitter oficial do Ministério da Defesa da Ucrânia, que, ao menos até o momento, não deletou a postagem.

O tweet descreve o vídeo como se fosse um piloto russo estivesse sendo abatido.O tweet descreve o vídeo como se fosse um piloto russo estivesse sendo abatido.Fonte: Twitter

Vídeos como esse estão se espalhando rapidamente no Twitter e no Facebook. As plataformas têm retirado postagens com esse conteúdo do ar e o Facebook/Meta inclusive anuncio um comitê especial para combater notícias falsas sobre o conflito e discurso de ódio contra usuários ucranianos. Infelizmente, como se sabe, esse tipo de conteúdo é compartilhado de forma extremamente rápida.

Outro vídeo que tem sido utilizado para espalhar notícias falsas sobre a guerra no leste europeu é esse, de Arma 3, que inclusive chegou a ser exibido por uma emissora brasileira (Jovem Pan) na cobertura.

Então, é bom lembrar que, independentemente da fonte, sempre é positivo desconfiar e checar a informação.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.